sexta-feira, 5 de março de 2010

Madeira Tenta Voltar Ao Normal

Ana Andrade

Duas semanas depois do grande aluvião que atingiu a Ilha da Madeira, com mais intensidade na costa Sul, aluvião que provocou grandes estragos em Funchal e Ribeira Brava, os madeirenses tentam voltar ao normal. A rápida limpeza da capital ajuda à normalidade que regressa aos poucos, as escolas já reabriram na passada Segunda, o mercado dos Lavradores também já abriu as suas portas ao público, algumas lojas, as que não ficaram muito danificadas, também abriram portas. Aos poucos a cidade vai reerguendo-se. As máquinas ainda trabalham no centro da cidade, e temos de louvar todos aqueles que durante dias, trabalharam dia e noite, na limpeza da capital madeirense.
Ainda há muita destruição nas zonas altas, mas com as ajudas que têm chegado, as pessoas conseguirão recuperar as suas casas, as que ficaram parcialmente destruídas. As habitações que ficaram totalmente destruídas, o governo e as identidades competentes irão arranjar uma solução.
Os desalojados tem recebido o apoio de todos, o RG3, e outras instituições tem apoiado o mais que podem, Felizmente a solidariedade tem chegado de todos os lados, e a Madeira só agradece.
Com esta tragédia os governos regional e nacional uniram-se.
Deixo-vos aqui os versos do Hino da Região Autónoma da Madeira, versos que demonstram o espírito vencedor dos madeirenses.

Hino

Do vale à montanha e do mar à serra,
Teu povo humilde, estóico e valente
Entre a rocha dura te lavrou a terra,
Para lançar, do pão, a semente:
Herói do trabalho na montanha agreste,
Que se fez ao mar em vagas procelosas:
Os louros da vitória, em tuas mãos calosas
Foram a herança que a teus filhos deste.
Por esse Mundo além
Madeira teu nome continua
Em teus filhos saudosos
Que além fronteiras
De ti se mostram orgulhosos.
Por esse Mundo além,
Madeira, honraremos tua História
Na senda do trabalho
Nós lutaremos
Alcançaremos
Teu bem-estar e glória.


Talvez esteja aqui a resposta para a rápida reacção do povo Madeirense.

Não posso terminar este meu texto sem fazer um apelo a todos, quem nunca veio a Madeira, ou aqueles que já cá vieram, não deixem de o fazer, a ilha continua bela como sempre; o povo madeirense continua hospitaleiro como habitual; a festa da flor já está a ser preparada, e as ruas da capital vão encher-se de flores para essa ocasião; além disso, a zona dos hotéis não sofreu danos de maior.

Sem comentários: