segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Ana Andrade

O dia internacional da mulher surgiu numa conferência na Dinamarca Em 1910, onde decidiram que o 8 de Março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher". No entanto, só no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.
A maior de todas as conquistas deu-se a 8 de Março de 1857, mas essa conquista custou a vida de 130 tecelãs de uma fábrica em Nova York. Estas, realizavam uma manifestação por melhores condições de trabalho, o que incluía redução da carga horária, equiparação aos salários dos homens e dignidade de tratamento no ambiente de trabalho.
Em repressão, os proprietários da tecelagem, com apoio de homens também funcionários, trancaram as operárias e atearam fogo nos galpões, matando-as carbonizadas. O crime ganhou repercussão mundial e transformou as 130 mulheres em mártires do trabalhismo.
Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o de 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto.
A mulher é hoje dona do seu próprio destino e faz-se merecedora das conquistas que acumulou através de muita obstinação, contudo, sem nunca perder a sensibilidade. Mas para chegar a este ponto, a mulher aprendeu a combater e assim sobreviveu a escravidão machista de uma sociedade, que criou os seus padrões já em tempos imemoriais.
Assim, esta data serve para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.


(texto resultante de uma pesquisa)

Sem comentários: