segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Psicologia Desportiva

Ana Andrade

Talvez nem todas as pessoas tenham a noção da função do psicólogo desportivo e da importância que este poderá ter numa equipa. Por isso, eu decidi escrever sobre o assunto.

Esta área da psicologia aplicada procura conhecer os processos psicológicos subjacentes à actividade física e desportiva. Ao contrário das outras áreas de intervenção da psicologia, tem por base a dimensão biológica do ser humano, o seu corpo. É um ramo da psicologia aplicada relativamente recente, mas que tem tido uma grande expansão nos últimos tempos.

O trabalho do psicólogo desportivo é fazer com que o atleta procure o equilíbrio, tanto físico quanto mental. O psicólogo desportivo trabalha no sentido de desenvolver no atleta maior percepção do corpo e mente. Os resultados são muitos, como o aumento da concentração durante os jogos, diminuição do estresse, automatização dos cuidados básicos, velocidade de raciocínio para melhores respostas durante o jogo, entre outras.
O trabalho do psicólogo de desporto tem maior destaque junto dos clubes de futebol. Assim, os psicólogos tentam ajudar: Os atletas a desenvolverem estratégias de preparação para lidarem com os treinos; apoiar também os treinadores, árbitros e gestores na melhoria das suas competências (de comunicação e relação interpessoal); têm função nas actividades de intervenção psicológica no contexto do desporto e exercício de atletas praticantes ou não; equipas médicas, professores ou profissionais de desporto ou de exercício no geral (como Educação Física, Desporto Escolar); apoiar familiares e/ou amigos dos atletas; também têm um papel muito importante nas actividades de docência e em diferentes níveis de formação desportiva.

Os psicólogos desportivos podem assumir diversos papéis, como educador, disseminando o conhecimento; como investigador, com interesse nas descobertas; e como clínico, para ajudar os atletas a desenvolverem estratégias psicológicas que os levem ao alto rendimento desportivo.

Relativamente a outros países da Europa, a psicologia do desporto, em Portugal surgiu muito mais tarde. Podemos situar a sua origem em 1940, nas cadeiras de psicologia geral e aplicada do Instituto Nacional de Educação Física, como ciência independente e aplicada implementou-se só no decorrer da década de noventa. O mérito do seu nascimento deve ser atribuído a António Brito, considerado o verdadeiro pai da psicologia do desporto em Portugal.

6 comentários:

Anónimo disse...

ola prima pelo que me é dado a ler posso dizer que gostei do artigo visto ter em casa um homem que adora desporto e nao é fanatico por nenhum clube, gosta de futebol pelo desporto e não pelas cores, pratica desporto e sai de campo muitas vezes lesionado, muitas vezes é no orgulho,ehhhh.
Beijos continua e fazer aquilo que mais gostas, quem sabe não poderas vir a ser um dia psicologa desportiva.

Ana Andrade disse...

Olá! Obrigada pelo teu comentário!
Quem sabe se a psicologia desportiva não será mesmo o meu futuro! eu por acaso acho uma área muito interessante.
bjs e continua a visitar o meu blog!

Rui Capelo disse...

Olá Ana :)

parabéns pelo esforço de escreveres sobre uma aréa que ainda é um mistério para a maioria :)

Pensa 2 vezes antes de optares. Eu sou Piscologo Desportivo e em Portugal a carreira não é famosa...

bj Rui

Anónimo disse...

Olá Ana,

Sou igualmente licenciado em Psico Desportiva e resido na RAM.
Realmente tenho que concordar com o Rui, porque trabalhar como psicologo desportivo seja em clubes ou em instituições não é fácil. Pela minha experiência, que não é muita, posso afirmar que as pessoas já estão mais instruidas para o nossa importancia no meio desportivo. Contudo, não somos uma prioridade tal como o treinador adjunto ou o fisioterapeuta que também á alguns anos atrás estavam neste mesmo empasse onde nos encontramos. O factor principal aqui é a prioridade de orçamento, e que tal como sabemos neste momento são muito escasso.

Era engraçado juntar cá na região o pessoal licenciado nesta área e que sabe partilar ideais e experiencia.

Foi por mero acaso que encontrei o teu blogue, mas foi bom encontrar mais um colega na região.

Atentamente
Rodrigo Silva
rodrigomvdasilva@hotmail.com

Ana Andrade disse...

Caros Rui Capelo e Rodrigo Silva
Desde já peço desculpa por estar a responder com muito atraso, mas como este texto encontra-se no arquivo, nunca mais tinha cá voltado.
Antes de mais, eu ainda estou a tirar o curso de psicologia, entrei este ano na UMA, e ainda não sei bem qual é a área que quero seguir. É certo que a psicologia desportiva parece-me interessante, no entanto, também sei que ainda não está muito desenvolvida e que por isso pode ser complicado arranjar trabalho.
Agradeço os vossos comentários e as vossas palavras sobre o actual estado desta área em Portugal.

Com os melhores cumprimentos

Ana Andrade

Unknown disse...

Bom dia,

Somos estudantes da Escola Secundária Leal da Câmara, Sintra. Estamos no 12º ano na área de Ciência e Tecnologia.
Estamos a fazer um trabalho dentro da disciplina de Psicologia e o nosso tema
é "A psicologia desportiva".
Gostaríamos que responde-se a uma pergunta sobre o assunto e assim tornar nosso trabalho mais completo.
- Como influenciar a psicologia desportiva o desempenho dos atletas?

Atenciosamente,
Estamos aguardando resposta.