sexta-feira, 15 de abril de 2011

Uma Dezena de Golos No Conjunto Da Eliminatória

Ana Andrade

Realizou-se ontem a segunda mão dos quartos de Final da Liga Europa, Spartak de Moscovo e FC Porto defrontaram-se no Estádio Luzhniki na capital Russa. No final do jogo, verificou-se a vitória dos dragões por 2-5, no conjunto da eliminatória 10-3.
O FC Porto entrou em campo com a eliminatória praticamente decidida devido à vitória na primeira mão por, 5-1, e se alguém pensou que os dragões iam relaxar um pouco mais por estarem com vantagem enganou-se redondamente. Os portistas não fizeram por menos e voltaram a marcar 5 golos ao Spartak. De regresso ao sintético, os portistas exerceram grande pressão sobre os atletas moscovitas, e de pressão em pressão lá chegaram ao primeiro golo, minuto 28, Hulk arrancou e só parou na baliza adversária estava assim feito o primeiro golo do jogo. Mesmo ao cair do pano da primeira parte, Rodriguez ampliou a vantagem. No segundo tempo Guarin não quis ficar de fora das contas e ao minuto 47 voltou a marcar em Moscovo. Os russos reduziram, mas apenas dois minutos depois, Falcao, o melhor marcador da Liga Europa fez questão de mostrar porque está nesse lugar de destaque, e por isso foi dele o quarto golo portista. Os russos voltaram a reduzir, ganharam algum ascendente e procuraram mais golos, mas quem voltou mesmo a marcar foi o FC Porto, desta vez foi Ruben Micael a facturar e a fixar o resultado final nos 2-5, 10-3 no conjunto das duas mãos.
Com esta vitória categórica na eliminatória o FC Porto está nas meias finais da prova, onde vai defrontar o Vila Real. Destaque também para Sporting de Braga e Benfica, que também estão nas meias finais, onde vão jogar entre si, por isso é certo que uma equipa portuguesa vai estar na final, resta saber se a final vai ser exclusivamente portuguesa ou não.


Comentário OJOGO

“Ligados à Europa
LUÍS PENA VIEGAS
Épico e inédito: FC Porto, Benfica e Braga apurados nos quartos-de-final da Liga Europa, o que significa que Portugal põe pela primeira vez três clubes (os três primeiros do campeonato) nas meias de uma prova da UEFA. Agora, e de acordo com o cruzamento já definido, os dragões enfrentam o Villarreal (4º da liga espanhola), enquanto encarnados e arsenalistas se defrontam no outro jogo. Está assim certa a ida de uma equipa lusa à final - a 15ª da história -, mas podem ser duas (seria inédito). Certo é que aqui o FMI não entra - e, com a final na Irlanda (a 18 de Maio), só falta mesmo um árbitro grego para estarem presentes os três países resgatados pela UE.
Além de já ter feito da presente época a melhor de sempre em pontuação em provas da UEFA, esta participação na Liga Europa permite a Portugal repetir o feito que era exclusivo dos quatro gigantes: até aqui, apenas Alemanha, Inglaterra, Espanha e Itália tinham tido três representantes nas meias-finais da mesma prova europeia. Esta é a décima vez que tal sucede e, nas anteriores nove, só em duas o troféu acabou erguido pelo intruso.
Ontem, o FC Porto voltou a atropelar o Spartak, desta vez em Moscovo, e o Benfica, apesar do susto, acabou por passar com serenidade pela Holanda, fechando ambos a eliminatória com globais à... hóquei em patins (10-3 e 6-3). Já o Braga revelou-se um verdadeiro guerreiro do Minho e, só com 13 jogadores do plantel principal, resistiu, na Pedreira, ao Dínamo de Kiev. O nulo de ontem, com o golo de há uma semana na Ucrânia (1-1), garantiu-lhe o histórico apuramento.
Técnicos lusos em maioria
É igualmente notável: dos oito treinadores presentes nas meias-finais das duas competições europeias, quatro (exacto, metade) são portugueses. A André Villas-Boas, Jorge Jesus e Domingos Paciência junta-se José Mourinho, que apurou o Real Madrid para as meias-finais da Champions. E dos oito clubes semifinalistas, seis são ibéricos: só resta lugar para um emblema inglês (Manchester United) e outro alemão (Schalke).”

Em
www.ojogo.pt

Sem comentários: