quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Balanço De 2010

Ana Andrade

Chegamos ao final de mais um ano, é a altura perfeita para fazer um balanço dos acontecimentos mais marcantes dos últimos doze meses.

Durante este ano, a Natureza resolveu mostrar que realmente o Homem, por mais evoluído que seja, não tem meios para lutar contra ela. E mostrou-o de várias formas.
Em Janeiro, o Haiti foi atingido por um sismo que deixou desalojadas milhares de pessoas, tirou a vida a outras tantas e o caos ainda é uma realidade no país.
No mesmo mês, outro sismo atingiu uma cidade costeira no Chile. Houve um risco real de tsunami, que felizmente não se verificou.
Este ano de 2010 foi particularmente duro para os madeirenses. Em Fevereiro, a vinte de Fevereiro, a Madeira acordou mergulhada no caos. Devido ao excesso de chuva, as ribeiras galgaram as margens e evadiram as ruas da cidade; que ficaram transformadas num autêntico mar de lama e pedras; os parques de estacionamento das superfícies comerciais da baixa ficaram transformados em lagos. As populações de várias zonas viram-se a braços com a destruição. Infelizmente houve mortos a lamentar. Em Agosto foram os incêndios a destruir as serras; situação que não só se verificou na Madeira, mas também em Portugal Continental. Ainda em Agosto, no Porto Santo, a queda de uma palmeira vitimou mortalmente uma pessoa e deixou outras duas com ferimentos; uma delas veio a falecer mais tarde. Já em Dezembro, supõe-se que terá sido um mini tornado que voltou a assustar populações na Madeira e provocou destruição.
Próximo do Verão, um vulcão na Islândia entrou em erupção, as cinzas do mesmo transformaram-se numa enorme nuvem que impediu os aviões de voar praticamente por toda a Europa. O caos nos aeroportos foi dramático.
As tempestades de neve têm sido uma constante neste Inverno, mais uma vez o tráfego aéreo tem sido prejudicado, nos aeroportos acumulam-se passageiros, um pouco por todo o lado.

Neste ano, no Chile ocorreu um verdadeiro milagre da sobrevivência. A cinco de Agosto, trinta e três mineiros ficaram encurralados a mais de 700 metros de profundidade, numa mina de cobre. Máquinas e homens travaram uma luta contra o tempo para conseguir escavar um buraco por onde pudessem resgatar os mineiros. E, a treze de Outubro, o mundo esteve de olhos postos no Chile e naquela operação de resgate que as equipas de salvamento puseram em prática, felizmente os trinta e três homens foram resgatados com vida.

Quanto à crise económica, bem, essa permanece, desemprego um pouco por todo o mundo é uma realidade, além de medidas governamentais que, durante este ano levaram milhares de pessoas para as ruas.

Desportivamente, este ano ficou marcado pelo mundial na África do Sul, que foi ganho pela Espanha. Portugal não passou dos oitavos de final, caindo aos pés, precisamente daqueles que viriam a ser os campeões do mundo. Em Portugal, o Benfica, cinco anos depois, voltou a ser campeão, e o FC Porto venceu a Taça de Portugal.

A todos os leitores deste blog desejo um feliz 2011, cheio de coisas boas: paz, saúde e felicidade.


No BLOG:
www.portistaacemporcento.blogspot.com
Encontram o balanço mais aprofundado deste ano desportivo.

Sem comentários: