sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Todos Puderam Contar a História

Alejandro Pinto

É verdade! Aconteceu no dia 15 de Janeiro de 2009, aquilo que muitos chamam de milagre, todos os ocupantes de 1 avião cuja propriedade era da US Airways, sobreviveram a uma aterragem forçada.
No passado dia 15 de Janeiro de 2009, um airbus a320-200, operado pela US Airways, descolou do Aeroporto Internacional de La Guardia, com 155 pessoas abordo, (5 tripulantes e 150 passageiros), tinha programada uma escala no Aeroporto Internacional de Charlotte Douglas no estado da Carolina do Norte e o destino deste voo, identificado como US 1549, era o aeroporto internacional de Seattle Tacoma em Seattle. A aeronave descolou do Aeroporto de La Guardia, em Nova York por volta das 15 horas e 30 minutos, (hora local), e tudo indicava que aquele seria um voo normalíssimo como tantos outros.
Aproximadamente 3 minutos depois da descolagem, o rumo dos acontecimentos mudou radicalmente. Segundo a FAA (Fedral Aviation Adminstration), o aparelho terá chocado com um bando de aves migratórias, choque esse que pode ter originado a falha e explosão das duas turbinas.
Alguns passageiros afirmam ter ouvido um estrondo, seguido de chamas e um cheiro intenso a queimado, e todos afirmam que a sobrevivência deles deve-se a perícia do comandante Chelsey B. "Sully" Sullenberger, uma vez que ele conseguiu fazer com que um avião sem a potência dos motores conseguisse amarar no rio Hudson.
É de salientar que este tipo de procedimentos é parte dos treinos regulares dos pilotos de todas as companhias aéreas.
A imagem de marca deste incidente será provavelmente, a das pessoas que esperavam pela ajuda em cima das asas, ajuda essa que foi pronta e eficaz por parte das autoridades norte-americanas através de botes e ferribots.
Felizmente tudo não passou de um susto, e tudo graças à experiência daquele comandante.
Infelizmente nem todos os acidentes acabam da mesma maneira, em Agosto de 2008 no dia 20, um avião descolou de Madrid no Aeroporto de Barajas e aí infelizmente morreram 154 pessoas.
Em 1993 um boeing 767 de uma linha aérea de Guatemala, teve uma aterragem acidentada, felizmente resultaram do sinistro apenas 3 feridos de um total de 210 ocupantes.
Para quem estiver interessado, poderá conhecer um pouco da história da US Airways na wikipédia escrevendo o mesmo termo.
Quanto ao acidente de 1993 se quiser poderá ver o vídeo do pânico que se viveu abordo clicando ou digitando a seguinte hiperligação:.
http://www.youtube.com/watch?v=-7EwHNXFYsU

Sem comentários: