segunda-feira, 19 de abril de 2010

A RTP E A Madeira

Ana Andrade

A Madeira
Depois do fatídico 20 de Fevereiro, a Madeira prometeu reerguer-se, e cumpriu, restam muito poucos vestígios da tragédia na capital, claro que nas zonas mais altas, ainda se nota a reconstrução, mas a Madeira está a erguer-se.
Ontem, Domingo, realizou-se uma das maiores festas do cartaz turístico madeirense, a Festa da Flor. Desceram à capital milhares de pessoas, que quiseram ver de perto o cortejo. Pelas principais ruas desfilaram centenas de pessoas, desde crianças a adultos, distribuídos por nove grupos. Todos quiseram participar na festa que este ano ganhou outro simbolismo.
Na tribuna de Honra, estavam lado a lado o Presidente do Governo Regional, DR. Alberto João Jardim, e o Primeiro Ministro José Sócrates.
Assim, a Madeira prometeu, e a Madeira cumpriu, por isso venham à Madeira, venham a pérola do Atlântico, os madeirenses esperam e agradecem as visitas de todos.

A RTP
A estação pública de televisão, para mim, tem prestado à Madeira um verdadeiro serviço público. No trágico Sábado, interromperam parte da programação do canal 1, para acompanhar de perto, e em simultâneo com a RTP Madeira e RTPN, a situação dos madeirenses. E desde aí, lançaram uma campanha de angariação de fundos, “juntos pela Madeira”, que se estendeu até ontem, cuja receita final foi de 1000219940 euros, o dinheiro vai reverter para a reconstrução de casas na freguesia de Serra de Água.
Quando fez um mês sobre a tragédia, veio uma equipa de repórteres do continente de propósito para assinalar a data e fazer um balanço da reconstrução.
Na passada Sexta, a estação pública transmitiu um espectáculo no Casino da Madeira.
Agora a RTP, vai colocar no ar, uma campanha de promoção do destino Madeira.
Obrigada, RTP! Obrigada, Portugal!

PS. 1. Agradecemos a transmissão da Festa da Flor, a nível mundial, pela RTP, no entanto, o formato utilizado não me parece ser de todo o melhor, pois o cortejo não foi filmado na íntegra, porque tinham um engenheiro agrónomo a explicar cada flor. Concordo que façam essa explicação, mas com isso não mostraram a totalidade da festa.

PS. 2. Quem quiser ter acesso a reportagem do cortejo, publicada pelo DN Madeira, bem como as fotografias e vídeo, poderá fazê-lo em:

www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn04010209190410

Sem comentários: