terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Balanço de 2013



Ana Andrade

2013 Está a chegar ao fim e é hora de fazer um balanço dos acontecimentos mais marcantes deste ano que agora finda.
Este ano foi um ano de mudança na Igreja Católica, visto que foi nomeado um novo Papa, Papa Francisco, um Argentino que parece querer promover alterações na Igreja e, com elas, mudar mentalidades.
Neste ano os professores foram um destaque, tudo por culpa das greves e dos protestos contra algumas decisões do ministério da educação.
Crise, esta continuou a ser uma palavra bem presente durante este ano. E em Portugal ouviu-se falar de crise de duas formas, a financeira e a crise no governo. Tudo porque o ministro das finanças, Vítor Gaspar, demitiu-se do cargo, sendo substituído por Maria Luís Albuquerque. Entretanto Paulo Portas ameaçou demitir-se o que atiraria o país para uma crise política. Mas tal acabou por não se verificar.
No futebol, o FC Porto voltou a ser campeão, depois do Benfica ter sido líder da competição durante algumas jornadas. Os encarnados foram à final da Liga Europa, contudo, foram derrotados. Tal também se verificou na Taça de Portugal, onde o Vitória de Guimarães venceu o Benfica por 2-1.
No Verão a cidade do Funchal foi castigada por incêndios que deixaram as populações em alerta máximo.
O mau tempo também voltou a marcar presença na Madeira, deixando um rasto de destruição, sobretudo na costa norte da ilha.
Já no final do ano, o mundo chorou a morte de Mandela. Lideres de todo o mundo juntaram-se na África do Sul para as cerimónias fúnebres do líder histórico daquele país.


Posto isto, desejo 12 meses de alegria, 52 semanas de paz, 365 dias de sorte e 87690 horas de sucesso com muito amor no coração, muita saúde e que todos os sonhos de cada um, pelo menos os melhores, sejam realizados! Feliz ano novo!


Sem comentários: