Ana Andrade
Depois de um interregno, eis que o blog volta ao ativo com
uma nova faceta, as notícias curiosas. Assim sendo, seguem-se algumas notícias
curiosas e breves comentários da minha autoria.
“No Grande Porto, reciclar passa a dar direito a descontos
em bens e serviços
A empresa que gere a recolha e reciclagem de lixo de oito
concelhos do Grande Porto, a Lipor, vai premiar os utilizadores dos ecocentros
da Formiga (Ermesinde) e Cal (Gondomar), oferecendo-lhes um cartão que em troca
do depósito de resíduos acumula pontos que dão direito a descontos em bens e
serviços. O projecto Ecoshop vai ser ainda alargado, no concelho do Porto, às
empresas que utilizam a Linha Ecofone para recolha, ao domicílio, de material
para reciclagem.
Este projecto-piloto da Lipor, que tem como parceira a
Sociedade Ponto Verde, estende para a área da reciclagem um conceito que enche
as nossas carteiras de cartões plastificados. A diferença é que premeia quem dá
(resíduos, no caso), e não quem compra. Em todo o caso, tal como outros,
poderá incluir descontos em combustíveis, admitiu o gestor da iniciativa,
Emanuel Monteiro. As parcerias comerciais ainda não estão fechadas, mas se não
chegar a acordo com uma das petrolíferas, a empresa multimunicipal poderá
entregar vales com os respectivos descontos a quem tiver pontos para isso.
O funcionamento do cartão, que começará a ser entregue este
mês, é simples. Se alguém depositar num ecocentro três quilos de papel, são-lhe
creditados oito pontos, por exemplo. O valor de cada depósito está especificado
no regulamento, em
No mesmo documento está indicado que tipo de material pode
ser depositado: baterias, embalagens contaminadas, entulho, esferovite,
lâmpadas, madeira, monstros não metálicos, óleos alimentares e minerais,
papel/cartão, pilhas, plásticos, roupa, resíduos de equipamentos eléctricos e
electrónicos, sucatas, tinteiros e toners, vidro e restos de verdes.
Em troca dos pontos, um conjunto de empresas aceitou dar
benefícios aos melhores “fornecedores” da Lipor. Que são distribuídos em quatro
categorias, por “nível de consciência ambiental”: até 250 pontos, até 500, até
mil e acima de 5000. Os mais “recicladores” podem chegar a ganhar um tablet ou
um telemóvel de tipo smartphone. Emanuel Monteiro espera que as parcerias
venham a incluir a área do retalho e de serviços como oficinas de reparação
automóvel, pois a ideia, assume, é que os benefícios toquem nas “necessidades
básicas do dia-a-dia” das pessoas, ajudando-as a poupar enquanto cuidam do
ambiente.
O gestor do projecto explica que o projecto-piloto vai durar
um ano, período findo o qual será avaliada a sua continuidade. Para o levar a
cabo, a empresa que tem como accionista oito municípios da região instalou
leitores de cartões nas áreas de depósito dos dois ecocentros, e software para
gestão dos pontos e respectivos aderentes. Não há mais custos, nota Emanuel
Monteiro, assinalando que a equipa do projecto – que nasceu de um concurso de
ideias – é interna.”
Em
Público
Parece-me uma óptima ideia e porque não alargá-la a outras
cidades? Assim se promovia a reciclagem e em troca as pessoas recebiam
benefícios.
“Agência de modelos só aceita feios
A agência foi criada em 1969 e é muito requisitada por
marcas famosas a nível mundial
A "Ugly Models" é uma agência de modelos
especializada em pessoas feias. A ideia é contratar pessoas que não se
enquadram nos chamados "estereótipos" de beleza.De acordo com o
jornal espanhol "El País", este negócio tem mais de quarenta anos e
resistiu à tentação de se deixar levar pelas tendências da moda, preferindo
manter-se fiel àquilo que os seus fundadores decidiram rentabilizar: as pessoas
vulgares.
"Oferta de trabalho bem remunerada! Procuram-se pessoas
feias para campanha internacional". São assim os anúncios da primeira
agência de modelos do mundo especializada em pessoas que não são consideradas
belas segundo os padrões actuais.
A agência foi criada em 1969, quando dois fotógrafos
visionários, cansados de procurar nas ruas o que alguns clientes lhes pediam,
decidiram publicar um anúncio nos jornais com o qual qualquer um se poderia
sentir identificado: "Se tens uma cara interessante, contacta a Ugly
Models". Foi um sucesso.
Até hoje, a lista de empresas interessadas nos seus modelos
não parou de aumentar. Clavin Klein, Levi's, Diesel ou Marks & Spencer, bem
como as revistas Vogue, Elle ou Cosmopolitan são alguns dos interessados nos
serviços desta agência.”
Em: Jornal i
Acho muito bem! Afinal todos tem direito a serem modelos.
“Samoa Air faz sucesso com preço de bilhetes em função do
peso dos passageiros
O líder da companhia aérea Samoa Air disse hoje que a venda
de bilhetes pagos proporcionalmente ao peso dos passageiros em vez de uma
tarifa fixa tem sido um sucesso e que a companhia vai aumentar a sua frota.
Em 2012 a
Samoar Air introduziu o novo sistema, pioneiro no mundo, em que os passageiros
pagam o bilhete com base no seu peso e não através de uma tarifa
pré-estipulada.
Chris Langton, líder da companhia, explicou que os
passageiros pagam uma tarifa equivalente a cerca de 48 cêntimos de euro por
quilo, numa ação que se tornou popular e que se traduz tarifas mais baixas para
a maioria das pessoas.”
Em Destak
É ou não é uma boa ideia? Senhores da TAP, porque não algo
semelhante?
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