quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A Prova de Avaliação dos Professores



Ana Andrade

Alguém faz-me o favor de explicar qual a razão pela qual os professores não querem ser avaliados? É que já ouvi muitas justificações e nenhuma delas me convenceu. Não, não me venham com aquela de que são licenciados e tal. É que há muita gente licenciada, em diversas áreas profissionais, que são avaliados. E então? Qual é o problema? E afinal de contas não deveria ser assim para toda a gente? Não deveria haver avaliação, frequentemente, para fazer com que todos, seja em que profissão for, sejam cada vez mais competentes e mais esigentes consigo próprios?

Se os professores atiram o argumento de que são licenciados, o que raio temem na avaliação? Não será esta uma forma de tornar o ensino melhor? Não será altura dos professores perceberem que não são uma classe superior?

Foi profundamente lamentável as cenas que ocorreram um pouco por todo o país, com professores a portarem-se pior que muitos alunos que dizem ser indisciplinados. Houve até quem dissesse que rasgou a prova mal a recebeu. Mas afinal que raio de gente está a formar os Homens de amanhã? Depois não podem Queixar-se se os alunos tiverem comportamentos semelhantes.

Enfim, e tudo isto por causa de uma prova que por certo todos os profissionais deveriam fazer.


Sem comentários: