segunda-feira, 16 de novembro de 2009

As Minhas Sugestões de Viagem

Ana Andrade

Hoje Sugiro
A Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira, também conhecida como a Pérola do Atlântico, oferece uma infinidade de actividades e de sítios para visitar.
O Arquipélago da Madeira é constituído por: a ilha da Madeira, a ilha do Porto Santo, pelas Desertas e pelas Selvagens.
A Região Autónoma da Madeira é constituída por Onze concelhos: Calheta; Câmara de Lobos; Funchal; Machico; Ponta do Sol; Porto Moniz; Porto Santo; Ribeira Brava; Santa Cruz; Santana e São Vicente. Destes, são cidades: Funchal; Caniço; Santa Cruz; Machico; Santana; Câmara de Lobos e Porto Santo.
Redescoberta em 1419, por João Gonçalves Zarco e por Tristão Vais Teixeira, a Madeira foi ganhando importância, primeiro com o cultivo e produção de açúcar, que outrora alimentou a corte, até aos dias de hoje, cuja procura por parte dos turistas é crescente.
Por toda a Ilha existem belos lugares para serem visitados, do mar a serra há actividades e passeios para todos os gostos. Como o turismo é um dos meios de subsistência da ilha, é actualmente uma aposta ganha, daí que os passeios pelas famosas levadas madeirenses, sejam muito procurados pelos turistas. A Floresta Laurissilva, considerada património Mundial da UNESCO, é também um dos atractivos das levadas. O pico Ruivo e o pico do Areeiro, ganham uma beleza acentuada no Inverno, quando, de quando em vez, ficam cobertos de neve. Mas atenção, estes passeios devem sempre ser feitos na companhia de uma pessoa profundamente conhecedora do percurso, caso contrário pode ser perigoso.
O Parque Temático, em Santana, é um parque de diversões, onde certamente passará um bom dia.
Os passeios no mar, organizados por empresas especializadas, também são uma boa alternativa para passar um dia diferente.
O porto madeirense recebe todos os anos muitos barcos de cruzeiro, igualmente o Aeroporto internacional do Funchal, que todos os dias recebe aviões provenientes de muitos países, na sua maioria europeus. Assim, estas são duas portas de entrada de milhares de turistas que visitam a Madeira.
A Madeira também é conhecida mundialmente pela sua fantástica noite de fim de ano, o Fogo de artifício traz, todos os anos, à ilha milhares de pessoas. Outros eventos igualmente conhecidos internacionalmente são a festa da flor e o cortejo de Carnaval.
Não posso terminar este texto sem referir o famoso vinho Madeira e a tradicional poncha, bebidas que são obrigatórias, assim como também não posso esquecer-me do sobejamente conhecido bordado Madeira, assim como as flores. Os artigos feitos de vime, também são uma tradição regional.

Boa Viagem!

Sem comentários: