quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Balanço de 2008

Ana Andrade

O ano de 2008 está a terminar, e é altura de fazer o balanço de tudo o que aconteceu durante este ano, em Portugal e no mundo.
Durante este ano verificou-se um aumento do preço do petróleo e um consequente aumento da gasolina e do gasóleo, o que provocou um aumento nos transportes públicos e de mercadorias, o que por sua vez provocou o aumento do preço dos alimentos. Depois desencadeou-se uma crise económica internacional. Em Portugal rebentaram alguns escândalos em bancos.
Este ano tiveram lugar as eleições Americanas, uma eleição que todos esperamos que seja positiva para o mundo.
Durante este ano os professores saíram a rua, protestando contra as medidas apresentadas pelo ministério da educação.
Em Maio o FCPORTO sagrou-se Tricampeão. E o SPORTING venceu a Taça de Portugal.
2008 também foi ano de Europeu de futebol, competição onde a nossa selecção não foi além da fase de grupos, desiludindo aqueles que acreditavam num bom desempenho português. A Espanha sagrou-se campeã da Europa.
O Verão ficou marcado por uma guerra no futebol português, guerra essa entre BENFICA, Vitória de Guimarães e FCPORTO. Uma disputa levada até a UEFA e posteriormente ao Tribunal Arbitral do Desporto.
2008 foi ano de jogos olímpicos, a cidade que acolheu este evento foi Pequim. A prestação portuguesa ficou muito aquém das expectativas, ainda assim, arrecadamos uma medalha de prata, Vanessa Fernandes, e uma de ouro, Nelson Évora.
Em Setembro, na Madeira, Cristiano Ronaldo recebeu a bota de ouro. Já neste mês de Dezembro recebeu a bola de ouro e foi distinguido como o melhor jogador do mundo.
Este artigo apenas contém alguns acontecimentos que marcaram positivamente ou negativamente este ano de 2008.
A todos os leitores do meu blog desejo um óptimo 2009, cheio de coisas boas, paz, alegria, saúde e porque não um pouco de dinheiro.

Sem comentários: