segunda-feira, 28 de julho de 2008

As focas

As focas, tal como os golfinhos e baleias, são mamíferos marinhos. O seu nome científico é Phoca vitulina. A foca é um mamífero da família dos focídeos, que originalmente, vivia na terra, mas de tanto ficar no mar, foi desenvolvendo barbatanas e hoje passa grande parte do tempo na água. Ela até passou a andar com dificuldade.
As focas vivem em grandes colónias, maioritariamente nos oceanos Atlântico e Pacífico, são encontradas com facilidade no Oceano Ártico. É comum encontrá-las em baías de água límpida, com rochedos e areia, onde podem fugir um pouco da água fria.
O período de gestação de uma foca é de 9 a 11 meses, cada fêmea dá a luz uma cria de cada vez. Os machos atingem a maturidade a partir dos 2 anos e as fêmeas a partir dos 3. O tempo médio de vida de uma foca é de 20 anos. As focas adultas atingem 1,80 metros, os machos pesam cerca de 75 kg e as fêmeas, aproximadamente 50 kg.
A foca pode ir a profundidades de 100 metros a nadar, aguentando mais de 10 minutos sem respirar. Os filhotes, a partir dos 5 meses, conseguem acompanhar os adultos nas longas caminhadas que fazem no mar. As focas passam o verão e o Outono distantes do seu local original, permanecendo mais ao sul, onde encontram mais facilmente alimento.
Porem as focas são espécies muito perseguidas pelos caçadores interessados nas suas peles e gordura, ricas em omega3.
Estas peles, no norte do Canadá, são utilizadas na indústria do vestuário, enquanto que o óleo é utilizado na indústria farmacêutica. Grande parte das focas que são mortas são crias com menos de três meses. Muitas associações defensoras dos direitos dos animais revoltaram-se contra ao facto das focas serem esfoladas ainda vivas, actualmente isto já não acontece, pois o governo do Canadá implementou novas regras que impedem tal acto.
Algumas ilhas do norte do referido país vivem quase em exclusivo desta actividade. O governo do Canadá justifica esta intensa caça como meio de subsistência do povo. Para subsistência do povo, eu até compreendo, mas para fabricar artigos de luxo, tais como malas, casacos, etc. apenas e só para alimentar a vaidade Humana, ora, este não parece ser um bom motivo para matar estes animais indefesos. Não consigo compreender, porque é impensável, cruel e desumano.

Sem comentários: