domingo, 3 de março de 2013

Dias de Chuva



Ana Andrade

Como hoje está um tremendo dia de chuva, apeteceu-me reflectir sobre o tema…

Quem gosta de um dia de chuva? Quem não gosta de um dia de chuva? Quem gosta e, simultaneamente, não gosta de um dia de chuva?

Se não for em demasia e se não tiver de sair de casa, até gosto de um dia de chuva. Sabe tão bem estar no quentinho dos cobertores a ouvir a chuva lá fora … Porque afinal de contas, o que faz uma pessoa num dia de chuva? Boa pergunta, não é? O melhor a fazer é ficar em casa a ver TV, a ler um livro ou a navegar na internet, quem sabe a vislumbrar paisagens de países que se encontrem na estação do ano oposta, para quem não goste de chuva, claro está…

Um dia de chuva pode revelar-se nostálgico, pelo menos isso acontece comigo… porque à minha memória surgem vivências da minha infância, quando eu e a minha irmã passávamos, justamente os dias de chuva, a brincar com as bonecas, a recriar tantas histórias de vidas. A imaginação não tinha limites e lá fora a chuva caía…

Mas se tenho de sair de casa um dia de chuva torna-se a antítese de tudo isto. Detesto andar de guarda-chuva, porque nas ruas os guarda-chuvas atropelam-se uns aos outros com muita facilidade. E detesto mais ainda ficar molhada por apanhar com os respingos dos carros que passam nas estradas.

É engraçado como um dia de chuva pode adquirir tantos significados.

Sem comentários: