domingo, 19 de outubro de 2008

Os Cegos e os Computadores

Com o desenvolvimento da informática abriu-se um novo mundo para os cegos, um mundo recheado de possibilidades comunicativas e de acesso à informação. Os softwares existentes (leitores de ecrã e sintetizadores de voz), podem ler todo o ecrã do computador, uma determinada linha seleccionada, uma palavra ou mesmo caracteres, quando temos alguma dúvida sobre o que está escrito.
Com os editores de texto, leitores de ecrã e sintetizadores de voz conjugados, o cego pode usufruir plenamente do seu computador, podendo trocar e-mails com pessoas de qualquer parte do mundo, ler com total independência qualquer jornal internacional ou nacional, livros passados em scanner, listas de discussão e jogos de entretenimento.
Ao contrário daquilo que muitas pessoas pensam, os computadores que os cegos usam, são completamente normais, apenas tem o leitor de ecrã instalado.
Para ler um documento ou livro, que esteja em papel, o cego pode utilizar o Openbook e o Jaws, que conjugados, permitem a leitura sonora de qualquer informação. Com a ajuda de um scanner, o Openbook passa o texto do papel para o ecrã e depois o Jaws encarrega-se de traduzir o conteúdo em informação sonora.
Os leitores de ecrã que são mais utilizados são o Dosvox, o Virtual Vision, o Jaws e o Hal.
Mas a informatização dos cegos está dependente dos recursos financeiros individuais, da actualização das instituições de/para cegos, das faculdades e escolas regulares em absorver essas novas necessidades especiais.

Sem comentários: