terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A Adoção de Crianças por Casais Homossexuais



Ana Andrade

Todos nós sabemos que infelizmente existem muitas crianças que precisam de crescer com proteção, cuidados de saúde e outros, educação, amor, carinho, em suma existem muitas crianças a necessitar de uma família. Também é do conhecimento de todos que, infelizmente, nas instituições os educadores e restantes funcionários não conseguem dar atenção a todos, ainda que certamente o tentem fazer.
Na minha opinião está na altura da nossa sociedade abrir horizontes e perceber que não há mal algum em dois homens ou duas mulheres adotarem uma criança. Se é verdade que não há estudos suficientes que provem  haver bem, também não há que provem haver mal, mas também não os há em relação a adoção de casais heterossexuais.
Existem várias teses nas quais as pessoas se apoiam para discordar da adoção por casais homossexuais. Uma delas é o facto destas crianças poderem vir a serem gozados na escola por terem dois pais ou duas mães. Pois, lamento informar, mas as crianças gozam de qualquer forma, seja porque um colega é gordo; porque usa óculos; porque tem aparelho nos dentes; porque tem uma qualquer deficiência física; porque é preto, amarelo ou tem olhos em bico; porque veste roupas de marca ou porque não as veste; porque tem uma pronúncia alentejana, açoriana, madeirense ou nortenha; porque o pai ou a mãe tem determinada profissão que não seja demasiado qualificada. No entanto, se as crianças fossem habituadas desde sempre a lidarem com a diferença, seja ela qual for, perceberiam que nem todos somos iguais. Deveria caber às escolas e principalmente às famílias, o papel de educar para a diferença. Para além do mais, eu acredito que as crianças gozam porque já ouviram comentários maldosos sobre determinadas situações e os reproduzem, acontece que as crianças conseguem ser muito maldosas.
Outra tese é a de que  a criança não terá um modelo do sexo oposto, ou seja, se é uma rapariga adotada por dois homens não tem um modelo feminino; se é um rapaz adotado por duas mulheres, não tem um modelo masculino. Então expliquem-me, os defensores desta tese, se uma criança, seja ela rapariga ou rapaz, é criada por um casal heterossexual e apresenta tendências homossexuais é porquê, porque não teve um modelo? Não, a homossexualidade não é algo que se aprende, é algo que já lá está, algo que faz parte da natureza de um indivíduo, ou seja, não se transmite, para que alguns percebam melhor.
Por tudo isto, não consigo perceber, não consigo entender qual é o problema de casais homossexuais adotarem crianças. Se estes tem forma de dar atenção, carinho e tudo o que estas crianças necessitam, qual é o problema? Está na altura de pensar no bem-estar das crianças, para quem será muito melhor serem adotadas por um casal homossexual do que crescerem numa instituição onde lhes faltará carinho, atenção e amor.
Por tudo isto, concordo com a adoção e concordo com a recente discussão sobre o tema. Contudo, julgo que seria melhor haver, na televisão, sessões de esclarecimento para a população. Claro que estas sessões teriam de ter como base estudos e não a simples opinião ou o diz que disse que não é mais do que não esclarecer.

Sem comentários: