quarta-feira, 12 de junho de 2013

A Greve Dos Professores Em Tempo De Exames



Ana Andrade

À longas semanas que o tema faz correr tinta em Portugal. Os professores convocaram uma greve para o dia 17 de Junho, dia do primeiro exame do secundário, o exame de Português. É verdade que o direito à greve é um direito cívico, não contexto, mas fazer greve no dia do exame de português? Onde fica o direito dos alunos?
Já ouvi algumas pessoas dizerem que os professores estão a lutar, também, pelos direitos dos alunos. Não, não estão sequer a pensar nos alunos, porque se pensassem, saberiam o quanto lhes custa estudar para um exame; saberiam o quanto se prepararam ao longo do ano; saberiam como esta incerteza lhes causa uma ansiedade completamente desnecessária. Não, os professores estão a pensar neles.
Esta é tão só a minha opinião, julgo que as pessoas tem de lutar pelas coisas em que acreditam, mas passar por cima de tudo e de todos para atingir, se é que vão mesmo atingir, os objectivos parece-me de mais.
Desejo que os exames se realizem normalmente, para bem dos alunos que são os menos culpados e que com esta greve podem ser os mais prejudicados.

Sem comentários: