sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Balanço de 2011

Ana Andrade

O ano de 2011 foi um ano marcado pela crise, por manifestações e mudanças.

A crise, que já andava a rondar a Europa chegou em força e a Grécia, a Irlanda e Portugal viram-se obrigados a pedir ajuda financeira ao FMI. Agora países como a Itália e Espanha lutam para não chegar ao mesmo extremo. O Euro é o centro das atenções de uma Europa, com a dupla França e Alemanha a comandar as tropas, no “combate” contra uma crise mundial.

O povo grego mostrou ao mundo o seu descontentamento com as medidas de austeridade impostas pelo governo e pela troika, através de duras manifestações em Atenas, manifestações que culminaram com a demissão do primeiro-ministro Grego.

Em Portugal, Cavaco Silva foi reeleito Presidente da república. E Sócrates viu-se obrigado a demitir-se do governo. Em Junho, Pedro Paços Coelho foi eleito Primeiro-ministro. As duras medidas de austeridade impostas pela Troika também chegaram a Portugal e os funcionários públicos viram ser subtraídos os subsídios de férias e de Natal.

Em Março milhares de jovens, através de um movimento denominado de geração à rasca, manifestaram-se em diversas cidades portuguesas.

Em Setembro os madeirenses viram o nome da sua ilha saltar para as primeiras páginas dos jornais, tudo por causa do buraco financeiro que foi descoberto. Buraco esse que vai obrigar os madeirenses a fazerem um esforço financeiro.

O movimento denominado Primavera árabe fez derrubar regimes ditatoriais de países do norte de África, Tunísia, Egipto e Líbia viram o povo revoltar-se contra os regimes em vigor há décadas.

Em 2011, as revistas cor-de-rosa e milhares de olhos curiosos viraram-se para dois casamentos reais – um mais mediático que o outro – Em Abril, o herdeiro do trono inglês, o Príncipe William casou-se com Kate, uma jovem sem ligação à nobreza. No verão foi a vez do príncipe Alberto do Mónaco contrair matrimónio com Charlene, que tal como Kate também não possuía “sangue azul”.

Na Noruega, um jovem norueguês, sozinho, programou e executou dois ataques terroristas que vitimaram 77 pessoas. O jovem nunca mostrou arrependimento e foi considerado irremediavelmente demente.

Já no Japão um sismo seguido de tsunami vitimou milhares de pessoas e deixou o país sobre ameaça de desastre nuclear, pois uma das centrais nucleares do país ficou seriamente danificada.

Desportivamente 2011 foi um ano importante para o futebol português. Em Maio, duas equipas portuguesas chegaram à final da Liga Europa, FC Porto e Sporting de Braga representaram Portugal numa final inédita. De referir que nas meias-finais da prova também estava outra equipa portuguesa, o Benfica, que foi eliminado pelo Sporting de Braga. O FC Porto somou à Liga Europa o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal. Em Agosto, realizou-se na Colômbia, o campeonato do mundo de Sub20 e contra todas as expectativas, a selecção portuguesa chegou à final. Contudo, A geração coragem, como foi apelidada, não conseguiu sagrar-se campeã do mundo, pois saiu derrotada pelo Brasil. A selecção A qualificou-se para o europeu que irá realizar-se a meados de 2012 na Polónia e na Ucrânia.

2011 também fica marcado pela morte do pai da Apple, Steve Jobs deixou uma marca profunda nas novas tecnologias.

O cantor, actor e modelo Angélico Vieira perdeu a vida em consequência de um acidente de automóvel.

Portugal viu o fado ser considerado património imaterial da humanidade.

2012 não se adivinha um ano fácil, pois a crise obriga a poupanças e sacrifícios. Ainda assim, desejo a todos um bom ano, com saúde, amor, paz, alegria e força de vontade para lutar contra a crise, porque o que não nos derruba torna-nos mais fortes.

FELIZ ANO NOVO!

Sem comentários: