quarta-feira, 30 de junho de 2010

Portugal e o Mundial

Ana Andrade

Um sonho, uma ambição, Portugal campeão!
Belo lema, mas infelizmente acabou a prestação de Portugal neste mundial, tombamos aos pés dos nossos vizinhos espanhóis.
No primeiro jogo da fase de grupos empatamos com a Costa do Marfim, 0-0, num jogo onde ficou a sensação de que podíamos ter feito mais.
No segundo desafio o adversário foi a Coreia do Norte, e Portugal, bateu-os por 7-0. Aí a confiança cresceu demasiado, e muitos dos que não acreditavam na selecção passaram a acreditar.
Seguiu-se o Brasil, Portugal decidiu enfrentá-los a defesa; disso resultou novo empate a 0; Caímos no erro de não tentar a sorte de ficar em primeiro do grupo, que evitaria os primeiros dos grupos e provavelmente facilitaria a vida.
Caiu-nos na sopa a Espanha, e Portugal voltou a entrar a defesa, talvez o nosso maior erro. Na minha modesta opinião, devíamos ter ido a luta, jogar olhos nos olhos com os espanhóis, em vez de ficar a espera do erro do adversário. Isso custou-nos a eliminação do campeonato do mundo.
Agora, não podemos nem devemos nos desculpar apenas com os erros do árbitro, ainda que pudéssemos ter queixas, mas fomos mais uma vítima das arbitragens; isto só mostra que não é só em Portugal que os árbitros erram, pelos vistos é um problema mundial; esperemos que a FIFA e UEFA comecem a estudar uma forma de acabar com erros. Voltando ao raciocínio das culpas, não devemos fingir que só o árbitro foi o culpado, há culpas dos jogadores, do seleccionador. Dos jogadores, porque talvez deixaram que a fama falasse mais alto, talvez tenha faltado aqui e ali mais luta, mais garra, mais crer. Claro que isto não se aplica a todos os jogadores, há uns que lutaram, que deram tudo e mereciam mais, muito mais. Do seleccionador, porque faltou-lhe coragem aqui e ali, devia ter posto a equipa a jogar olhos nos olhos com os adversários, Brasil e Espanha, principalmente.
Contudo, há algo de que temos de nos orgulhar, Portugal apenas sofreu um golo, nada nem ninguém pode apagar esse facto.
Era um sonho, era uma ambição, Portugal ser Campeão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Claro que os árbitros não erram só em Portugal...A diferença é que nos outros países, mais evoluídos, ninguém tenta arranjar desculpas para os seus erros com os erros alheios...Infelizmente por cá só existe um culpado para todos os erros dos dirigentes e jogadores:os árbitros...reflecte um pouco a falta de cultura desportiva em portugal...