segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Notícias Curiosas



Ana Andrade

Depois de um interregno, eis que o blog volta ao ativo com uma nova faceta, as notícias curiosas. Assim sendo, seguem-se algumas notícias curiosas e breves comentários da minha autoria.

“No Grande Porto, reciclar passa a dar direito a descontos em bens e serviços

A empresa que gere a recolha e reciclagem de lixo de oito concelhos do Grande Porto, a Lipor, vai premiar os utilizadores dos ecocentros da Formiga (Ermesinde) e Cal (Gondomar), oferecendo-lhes um cartão que em troca do depósito de resíduos acumula pontos que dão direito a descontos em bens e serviços. O projecto Ecoshop vai ser ainda alargado, no concelho do Porto, às empresas que utilizam a Linha Ecofone para recolha, ao domicílio, de material para reciclagem.

Este projecto-piloto da Lipor, que tem como parceira a Sociedade Ponto Verde, estende para a área da reciclagem um conceito que enche as nossas carteiras de cartões plastificados. A diferença é que premeia quem dá (resíduos, no caso), e não quem compra. Em todo o caso,  tal como outros, poderá incluir descontos em combustíveis, admitiu o gestor da iniciativa, Emanuel Monteiro. As parcerias comerciais ainda não estão fechadas, mas se não chegar a acordo com uma das petrolíferas, a empresa multimunicipal poderá entregar vales com os respectivos descontos a quem tiver pontos para isso.

O funcionamento do cartão, que começará a ser entregue este mês, é simples. Se alguém depositar num ecocentro três quilos de papel, são-lhe creditados oito pontos, por exemplo. O valor de cada depósito está especificado no regulamento, em
No mesmo documento está indicado que tipo de material pode ser depositado: baterias, embalagens contaminadas, entulho, esferovite, lâmpadas, madeira, monstros não metálicos, óleos alimentares e minerais, papel/cartão, pilhas, plásticos, roupa, resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, sucatas, tinteiros e toners, vidro e restos de verdes.

Em troca dos pontos, um conjunto de empresas aceitou dar benefícios aos melhores “fornecedores” da Lipor. Que são distribuídos em quatro categorias, por “nível de consciência ambiental”: até 250 pontos, até 500, até mil e acima de 5000. Os mais “recicladores” podem chegar a ganhar um tablet ou um telemóvel de tipo smartphone. Emanuel Monteiro espera que as parcerias venham a incluir a área do retalho e de serviços como oficinas de reparação automóvel, pois a ideia, assume, é que os benefícios toquem nas “necessidades básicas do dia-a-dia” das pessoas, ajudando-as a poupar enquanto cuidam do ambiente.  

O gestor do projecto explica que o projecto-piloto vai durar um ano, período findo o qual será avaliada a sua continuidade. Para o levar a cabo, a empresa que tem como accionista oito municípios da região instalou leitores de cartões nas áreas de depósito dos dois ecocentros, e software para gestão dos pontos e respectivos aderentes. Não há mais custos, nota Emanuel Monteiro, assinalando que a equipa do projecto – que nasceu de um concurso de ideias – é interna.”
Em
Público

Parece-me uma óptima ideia e porque não alargá-la a outras cidades? Assim se promovia a reciclagem e em troca as pessoas recebiam benefícios.


“Agência de modelos só aceita feios

A agência foi criada em 1969 e é muito requisitada por marcas famosas a nível mundial

A "Ugly Models" é uma agência de modelos especializada em pessoas feias. A ideia é contratar pessoas que não se enquadram nos chamados "estereótipos" de beleza.De acordo com o jornal espanhol "El País", este negócio tem mais de quarenta anos e resistiu à tentação de se deixar levar pelas tendências da moda, preferindo manter-se fiel àquilo que os seus fundadores decidiram rentabilizar: as pessoas vulgares.

"Oferta de trabalho bem remunerada! Procuram-se pessoas feias para campanha internacional". São assim os anúncios da primeira agência de modelos do mundo especializada em pessoas que não são consideradas belas segundo os padrões actuais.

A agência foi criada em 1969, quando dois fotógrafos visionários, cansados de procurar nas ruas o que alguns clientes lhes pediam, decidiram publicar um anúncio nos jornais com o qual qualquer um se poderia sentir identificado: "Se tens uma cara interessante, contacta a Ugly Models". Foi um sucesso.

Até hoje, a lista de empresas interessadas nos seus modelos não parou de aumentar. Clavin Klein, Levi's, Diesel ou Marks & Spencer, bem como as revistas Vogue, Elle ou Cosmopolitan são alguns dos interessados nos serviços desta agência.”

Em: Jornal i

Acho muito bem! Afinal todos tem direito a serem modelos.


“Samoa Air faz sucesso com preço de bilhetes em função do peso dos passageiros

O líder da companhia aérea Samoa Air disse hoje que a venda de bilhetes pagos proporcionalmente ao peso dos passageiros em vez de uma tarifa fixa tem sido um sucesso e que a companhia vai aumentar a sua frota.

Em 2012 a Samoar Air introduziu o novo sistema, pioneiro no mundo, em que os passageiros pagam o bilhete com base no seu peso e não através de uma tarifa pré-estipulada.

Chris Langton, líder da companhia, explicou que os passageiros pagam uma tarifa equivalente a cerca de 48 cêntimos de euro por quilo, numa ação que se tornou popular e que se traduz tarifas mais baixas para a maioria das pessoas.”

Em Destak

É ou não é uma boa ideia? Senhores da TAP, porque não algo semelhante?


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