quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Balanço de 2014



Ana Andrade

Com a chegada de um ano novo, é hora de fazer um balanço do ano que passou. Assim, seguem-se alguns acontecimentos que marcaram este ano de 2014.
2014 foi um ano marcado por acidentes de aviação, sendo que um deles será, por certo, um dos maiores mistérios da aviação mundial. Falo, pois claro, do avião das linhas aéreas da Malásia que desapareceu, sem deixar rasto, no oceano índico. O acidente deu-se em Março e até hoje permanecem as dúvidas. O que terá acontecido ao voo MH370 que havia descolado de Kuala Lumpur  com destino a Pequim? Terá sido acidente? Ou atentado? E numa hera em que existem inúmeros satélites a captar inúmeras imagens por dia, como é possível que um avião tenha desaparecido sem deixar rasto e sem que nenhum dos satélites o tenha conseguido captar?
A Europa foi palco de um conflito no Leste Europeu, conflito esse entre Russos e Ucranianos. Os segundos acabaram mesmo por ver a Crimeia, parte do seu território, ser anexada ao território Russo.
E, de repente, as linhas aéreas da Malásia viram-se no meio deste conflito. Isto porque em Julho, um dos seus aviões despenhou-se após ter sido atingido por um míssil quando sobrevoava o espaço aéreo ucraniano. Neste caso fica a questão: quem foi o responsável pelo disparo do míssil que atingiu o voo MH17, Russos ou ucranianos?
Em África surgiu um surto de Ébola que infetou, e continua a infetar, milhares de pessoas e matou, e continua a matar, milhares de pessoas. Apesar do surto estar circunscrito a três países africanos, cidadãos europeus e americanos, muitos em missões nesses países, acabaram por ficar infetados e por serem tratados nos seus países.
Outro acontecimento prende-se com a expansão do estado islâmico, que preocupa os governantes ocidentais.
A nível desportivo, em Portugal o Benfica arrecadou o título de campeão nacional, bem como o de vencedor das Taças de Portugal e da Liga.
Lisboa foi palco da Final da Liga dos Campeões madrilena, isto porque na final defrontaram-se Real Madrid e Atlético de Madrid. No final levaram a melhor os do real.
No Brasil realizou-se o campeonato do mundo de futebol. A seleção portuguesa não teve uma prestação brilhante, ficando-se apenas pela fase de grupos da prova. Mas não foi a única. A Espanha também desiludiu os seus adeptos, bem como a maioria das seleções europeias. Sendo que a Alemanha e a Holanda foram as exceções.  Quanto ao Brasil, que jogava em casa e que tinha a ambição de arrecadar o troféu, foi humilhado pela Alemanha ao perder por 7-0 nas meias-finais. A final foi disputada entre a Argentina e a Alemanha. No final do encontro os alemães arrecadaram o troféu.
No ténis de mesa, Portugal sagrou-se campeão da Europa.
Na vizinha Espanha, o rei Juan Carlos abdicou do trono em favor do seu filho, Filipe que se tornou, assim, o rei Filipe VI. Esta abdicação e consequente sucessão, provocou algumas manifestações públicas contra a monarquia.
Com o desenrolar das investigações em torno de Ricardo Salgado, o BES colapsou, arrastando todas as empresas do grupo. Assim surgiu o Novo Banco. A PT foi apanhada no meio deste “furacão” e ficou numa situação nada confortável.
Em Portugal, em Novembro, foi notícia um surto de Legionella na zona de Vila Franca de Xira. Infelizmente deste surto resultaram algumas mortes. Após investigações, foi descoberta a origem do surto, uma das torres de refrigeração da fábrica Adubos de Portugal.
Em Novembro, José Sócrates foi detido em prisão preventiva no estabelecimento Prisional de Évora, onde permanece.
Na Madeira, o aterro que surgiu após a catástrofe do 20 de Fevereiro de 2010, deu lugar a uma nova orla marítima. Sendo que a fase final da obra será inaugurada no próximo ano.
Posto isto, resta-me desejar a todos os visitantes deste espaço um bom 2015, recheado de coisas boas: paz, amor, felicidade, saúde, sucesso.

Bom ano!


quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Feliz Natal!



Desejo a todos um feliz Natal, repleto de coisas boas: paz, amor, alegria, carinho, harmonia, união e muita saúde! Ah, e, pois claro, de prendinhas!
Feliz Natal!