segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Balanço de 2012



Ana Andrade

2012 está a terminar, está, por isso, na altura de fazer o balanço de alguns acontecimentos que decorreram ao longo deste ano.
Crise. Esta foi, talvez, a palavra mais prenunciada e ouvida em Portugal durante este ano. Já se sabia que estes doze meses não iam ser fáceis e, realmente, para muitos portugueses não o foram. O governo tomou muitas medidas que originaram diversos protestos e infelizmente geraram desemprego.
No início do ano, os madeirenses viram chegar ao fim as escalas do navio da Naviera Armas, que fazia a ligação entre as Canárias, Madeira e Portimão. Desta forma, os habitantes da Madeira voltaram a perder uma alternativa ao Avião.
No Verão, a Madeira viu-se a braços com incêndios um pouco por toda a ilha. O mesmo cenário verificou-se no país.
Já quase no final do ano, a dengue chegou à Madeira, desencadeando um problema de saúde pública. Desde 2005 que o mosquito portador do vírus está presente na ilha, contudo, a dengue não se havia manifestado até este ano.
Outro problema de saúde pública que surgiu na Madeira foi o bloom. A venda legal deste género de drogas fez com que durante grande parte do ano todos os dias fossem hospitalizados cidadãos perturbados por terem consumido a substância. Felizmente, a assembleia regional arranjou uma forma destas drogas serem ilegais e com o fecho da loja o problema parece ter estagnado.
A nível desportivo. O FC Porto voltou a ser campeão, bicampeão; a Académica venceu a Taça de Portugal, numa final frente ao Sporting; a selecção portuguesa chegou à meia-final do Europeu, sendo eliminada pela Espanha que por sua vez sagrou-se campeã europeia; realizaram-se os jogos olímpicos e, na mala dos atletas portugueses vieram poucas medalhas, para ser mais precisa, apenas uma, sendo que foi conquistada por uma dupla na canoagem.
Em Novembro o Barlavento algarvio foi fustigado por um mini tornado que deixou um rasto de destruição principalmente em Silves.
Nos Estados Unidos houve eleições para a Casa Branca e Obama voltou a triunfar.
Feito que está o balanço de 2012, é chegada a hora de olhar para 2013 com esperança. E como tal, desejo a todos um bom ano, repleto de coisas boas: paz, amor, felicidade, sucesso e claro, saúde.

Feliz ano novo!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal!



Ana Andrade



É desta forma que desejo a todos um feliz natal! Que este seja passado em união familiar e com muita saúde a mistura!
Feliz Natal!