sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dragão Com Um Pé Na Final Da Liga Europa

Ana Andrade
Na noite de ontem, FC Porto e Villarreal defrontaram-se no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Liga Europa. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 5-1.
Depois de garantir a passagem à final da Taça de Portugal, em pleno Estádio da Luz, o FC Porto voltou ao seu estádio, para, perante os seus adeptos tentar fazer o melhor resultado possível frente ao Villarreal. Quem diria que o segundo tempo ia ter tantos golos? Provavelmente nem jogadores, nem treinador, tão pouco os adeptos sonhavam com tal coisa. O jogo começou com os portistas a mostrarem que queriam marcar cedo, o que não aconteceu, muito por culpa do guarda-redes espanhol, e do poste. O lado esquerdo da defesa portista esteve um pouco desprotegido, e os jogadores do Villarreal aproveitaram, e depois de algumas tentativas acabaram mesmo por marcar. Na ignorância do pesadelo que viria depois, os espanhóis festejaram efusivamente a vantagem. No início do segundo tempo, Falcao deu início ao seu espectáculo, o avançado colombiano sofreu falta no interior da área, e foi o próprio a converter a consequente grande penalidade. O empate estava feito, começava o festival portista e o pesadelo espanhol. Minutos depois, Guarin, completou a reviravolta no marcador, mas a noite era do outro colombiano, Falcao voltou a marcar por mais três vezes, minuto 63, minuto 75 e minuto 90. O FC Porto afundou o submarino amarelo com 5 duros golpes.
Com esta vitória o sonho da final está muito mais próximo, mas para lá chegar os dragões tem de defender a vantagem confortável que têm, na segunda mão em casa do Villarreal.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

FC Porto Pelo Quarto Ano Consecutivo Na Final Da Taça

Ana Andrade

Na noite de ontem, o FC Porto carimbou a passagem à final da Taça de Portugal, depois de vencer o Benfica, em jogo a contar para a segunda mão da meia-final, no Estádio da Luz, por 1-3.
Depois de a quase três meses o Benfica ter vencido no Dragão a primeira mão da meia final por 0-2, o FC Porto deslocou-se a Luz para o jogo decisivo, e eis que quando grande parte das pessoas julgavam que o destino da final estava traçado os dragões mudaram tudo e carimbaram o passaporte para a final. O primeiro tempo foi de luta, mas quem mais perto esteve de inaugurar o marcador foi o FC Porto, mesmo à beirinha do intervalo, Júlio César impediu os festejos de Falcao. Após o intervalo o FC Porto entrou decidido a mudar o rumo das coisas, mas antes de Hulk aquecer as luvas do guarda-redes benfiquista, Rolando desviou para canto uma bola que por pouco não entrou. O primeiro golo da noite saiu dos pés de Moutinho, que de fora da área rematou forte, a bola só parou nas redes adversárias, primeiro momento de festa portistas nas bancadas, minuto 64. 8 minutos depois foi a vez de Hulk fazer o segundo golo e empatar a eliminatória, segundo momento de festa azul nas bancadas. Dois minutos depois, ainda os benfiquistas recomponham-se, eis que Falcao, com a ajuda de um jogador encarnado fez o terceiro golo que mudava tudo, mais festa nas bancadas dos adeptos da equipa nortenha. Como as coisas estavam a correr mal lá para os lados da Luz, o senhor árbitro decidiu dar uma ajudinha, arranjou uma grande penalidade a favor dos encarnados e lá eles reduziram a desvantagem, porém não impediram os portistas de, mais uma vez, a quarta em outros tantos anos, chegarem a final da segunda prova do futebol Português.
Na final o FC Porto vai defrontar o Vitória de Guimarães, no dia 22 de Maio.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vigésima Quinta Vitória No Campeonato

Ana Andrade

Na noite do passado Domingo, o FC Porto recebeu o Sporting em partida a contar para a 27ª jornada da liga. No final do jogo verificou-se a vitória dos dragões por 3-2.
No regresso ao Estádio do Dragão depois da conquista da Liga; em jogos a contar para o campeonato; André Vilas-Boas viu-se obrigado a fazer alterações no onze que subiu ao relvado, Sereno assumiu o lado direito da defesa, devido à lesão de Fucile e ao castigo de Sapunaru; Ruben Micael viu ser-lhe dada uma oportunidade em virtude da lesão de Belluschi e de Fernando ter ficado de fora devido a cansaço. Vamos ao jogo. O Sporting tinha o objectivo de parar os dragões na principal prova portuguesa, e até foram os leões a inaugurar o marcador minuto 11, um golo marcado a meias André Santos e Matias Fernández. Empurrado pelo público, o FC Porto reagiu de imediato, mas o Guarda-redes Rui Patrício e o poste da baliza defendida pelo mesmo impediram o empate. O que viria a acontecer ao minuto 27, Falcao foi o autor do golo. No segundo tempo os dragões entraram com vontade de desempatar, e novamente o avançado colombiano, a passe de João Moutinho, completou a reviravolta no marcador, ao minuto50 . Infelizmente André Vilas-Boas viu-se obrigado a substituir Helton que lesionou-se num lance com Guarin. Após mais uns remates defendidos por Patrício, o FC Porto chegou ao terceiro golo, ao minuto 87, o tento foi de Walter, mas a vantagem de dois golos durou muito pouco, no minuto seguinte o Sporting reduziu por Matias Fernández.
De vitória em vitória; esta foi a vigésima quinta da época, a décima quinta consecutiva; o FC Porto além de somar pontos vai batendo recordes, já é a equipa com mais pontos conquistados de sempre no campeonato, 77 pontos. Os dragões continuam a 19 pontos do segundo classificado, o Benfica.

Resultados da 27ª Jornada

Académica 1 – Vitória de Setúbal 1
Olhanense 0 – Paços de Ferreira 0
Vitória de Guimarães 2 – Marítimo 0
Rio Ave 1 – Naval 0
União de Leiria 0 - Portimonense 1
Benfica 2 – Beira-Mar 1
FC Porto 3 – Sporting 2
Nacional 1 – Sporting de Braga 1


Comentário OJOGO
“Recordes e pleno no regresso ao Dragão
MANUEL CASACA
De volta ao Estádio do Dragão, agora com o título de campeão nacional, o FC Porto conseguiu três feitos notáveis: chegou aos 77 pontos e bateu o recorde de pontos num campeonato com 16 equipas - ultrapassando os 76 pontos conquistados na época passada pelo Benfica -, chegou às 15 vitórias consecutivas, igualando o recorde de António Oliveira de 1996/97, e conseguiu na mesma época derrotar todos os adversários. Faltava apenas o Sporting, que terminou a jornada a uns históricos 35 pontos do líder. Quem beneficiou foi o Braga, que manteve o terceiro lugar, podendo hoje aumentar a vantagem, caso pontue na Madeira. Jogo igualmente importante para o Nacional, que tentará voltar ao quinto lugar - também dá acesso à Liga Europa, assim como o sexto, se o Guimarães ficar nos cinco primeiros.
Já o Benfica cumpriu os serviços mínimos, poupando vários jogadores a pensar no jogo da Taça de Portugal, contra o FC Porto.”


Em
www.ojogo.pt

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Uma Dezena de Golos No Conjunto Da Eliminatória

Ana Andrade

Realizou-se ontem a segunda mão dos quartos de Final da Liga Europa, Spartak de Moscovo e FC Porto defrontaram-se no Estádio Luzhniki na capital Russa. No final do jogo, verificou-se a vitória dos dragões por 2-5, no conjunto da eliminatória 10-3.
O FC Porto entrou em campo com a eliminatória praticamente decidida devido à vitória na primeira mão por, 5-1, e se alguém pensou que os dragões iam relaxar um pouco mais por estarem com vantagem enganou-se redondamente. Os portistas não fizeram por menos e voltaram a marcar 5 golos ao Spartak. De regresso ao sintético, os portistas exerceram grande pressão sobre os atletas moscovitas, e de pressão em pressão lá chegaram ao primeiro golo, minuto 28, Hulk arrancou e só parou na baliza adversária estava assim feito o primeiro golo do jogo. Mesmo ao cair do pano da primeira parte, Rodriguez ampliou a vantagem. No segundo tempo Guarin não quis ficar de fora das contas e ao minuto 47 voltou a marcar em Moscovo. Os russos reduziram, mas apenas dois minutos depois, Falcao, o melhor marcador da Liga Europa fez questão de mostrar porque está nesse lugar de destaque, e por isso foi dele o quarto golo portista. Os russos voltaram a reduzir, ganharam algum ascendente e procuraram mais golos, mas quem voltou mesmo a marcar foi o FC Porto, desta vez foi Ruben Micael a facturar e a fixar o resultado final nos 2-5, 10-3 no conjunto das duas mãos.
Com esta vitória categórica na eliminatória o FC Porto está nas meias finais da prova, onde vai defrontar o Vila Real. Destaque também para Sporting de Braga e Benfica, que também estão nas meias finais, onde vão jogar entre si, por isso é certo que uma equipa portuguesa vai estar na final, resta saber se a final vai ser exclusivamente portuguesa ou não.


Comentário OJOGO

“Ligados à Europa
LUÍS PENA VIEGAS
Épico e inédito: FC Porto, Benfica e Braga apurados nos quartos-de-final da Liga Europa, o que significa que Portugal põe pela primeira vez três clubes (os três primeiros do campeonato) nas meias de uma prova da UEFA. Agora, e de acordo com o cruzamento já definido, os dragões enfrentam o Villarreal (4º da liga espanhola), enquanto encarnados e arsenalistas se defrontam no outro jogo. Está assim certa a ida de uma equipa lusa à final - a 15ª da história -, mas podem ser duas (seria inédito). Certo é que aqui o FMI não entra - e, com a final na Irlanda (a 18 de Maio), só falta mesmo um árbitro grego para estarem presentes os três países resgatados pela UE.
Além de já ter feito da presente época a melhor de sempre em pontuação em provas da UEFA, esta participação na Liga Europa permite a Portugal repetir o feito que era exclusivo dos quatro gigantes: até aqui, apenas Alemanha, Inglaterra, Espanha e Itália tinham tido três representantes nas meias-finais da mesma prova europeia. Esta é a décima vez que tal sucede e, nas anteriores nove, só em duas o troféu acabou erguido pelo intruso.
Ontem, o FC Porto voltou a atropelar o Spartak, desta vez em Moscovo, e o Benfica, apesar do susto, acabou por passar com serenidade pela Holanda, fechando ambos a eliminatória com globais à... hóquei em patins (10-3 e 6-3). Já o Braga revelou-se um verdadeiro guerreiro do Minho e, só com 13 jogadores do plantel principal, resistiu, na Pedreira, ao Dínamo de Kiev. O nulo de ontem, com o golo de há uma semana na Ucrânia (1-1), garantiu-lhe o histórico apuramento.
Técnicos lusos em maioria
É igualmente notável: dos oito treinadores presentes nas meias-finais das duas competições europeias, quatro (exacto, metade) são portugueses. A André Villas-Boas, Jorge Jesus e Domingos Paciência junta-se José Mourinho, que apurou o Real Madrid para as meias-finais da Champions. E dos oito clubes semifinalistas, seis são ibéricos: só resta lugar para um emblema inglês (Manchester United) e outro alemão (Schalke).”

Em
www.ojogo.pt

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vigésima Quarta Vitória No Campeonato

Ana Andrade

No final de tarde do passado Domingo, Portimonense e FC Porto defrontaram-se no Estádio municipal de Portimão, em partida a contar para a 26ª jornada da Liga. No final do jogo verificou-se a vitória dos dragões por 2-3.
Depois da conquista do campeonato e depois da vitória para a Liga Europa, o FC Porto voltou à principal competição, com o objectivo de manter a invencibilidade. André Vilas-Boas fez alterações no onze e no sistema táctico. Do primeiro tempo há pouco a dizer, foi lento e com poucas oportunidades de golo. Já o segundo tempo foi o oposto, houve jogo rápido, houve golos e um resultado indefinido. Hulk, com um grande golo, activou o marcador ao minuto 50, mas 10 minutos depois o Portimonense empatou por intermédio de Ruben Fernandes, na cobrança de um canto. O empate prevaleceu por pouco tempo, já que Falcao, ao minuto 63 voltou a dar a vantagem aos dragões, mas novamente o Portimonense empatou, por intermédio de Mourad ao minuto 84, outra vez num canto. Mas Maicon, também num canto, ao minuto 86, estabeleceu o resultado final.
Com esta vitoria o FC Porto somou a vigésima quarta vitória da época, a décima quarta consecutiva e mantêm a invencibilidade, soma 74 pontos, mais 19 que o Benfica, segundo classificado, que nesta jornada perdeu 3 pontos frente a Naval.

Resultados da 26ª Jornada

Marítimo 1 – Nacional 1
Sporting 2 – Académica 0
Paços de Ferreira 1 – Rio Ave 6
Vitória de Setúbal 4 – União de Leiria 1
Beira-Mar 1 – Olhanense 0
Portimonense 2 – FC Porto 3
Naval 2 – Benfica 1
Sporting de Braga 3 – Vitória de Guimarães 1

Comentário OJOGO
“Campeões da seriedade
MANUEL CASACA
Apesar das boas relações que mantém com o Portimonense, e de o presidente do clube algarvio até ser portista, os campeões nacionais mostraram seriedade e não facilitaram, evitando, dessa forma, interferir na luta pela permanência. O FC Porto venceu e parece disposto a terminar o campeonato sem derrotas. Para já, alargou para 19 (!) os pontos que o separa do segundo classificado, o Benfica, que se apresentou na Figueira da Foz sem vários titulares. Disso beneficiou a Naval, que continua a realizar um campeonato sensacional desde que Carlos Mozer assumiu o comando da equipa.
Outro dos grandes, o Sporting, recuperou o terceiro lugar, com dois golos fabulosos de Yannick Djaló, e fica hoje a torcer por uma escorregadela do mais que provável futuro treinador dos leões. Domingos Paciência recebe o Guimarães, num dérbi à minhota que se perspectiva escaldante dentro e fora do campo.”

Em
www.ojogo.pt

sexta-feira, 8 de abril de 2011

FC Porto Com Um Pé Nas Meias Finais Da Liga Europa

Ana Andrade

No início de noite de ontem, FC Porto e Spartak de Moscovo defrontaram-se no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 5-1.
Depois de no passado Domingo os portistas terem festejado a conquista do campeonato, entraram em campo focados na Liga Europa e determinados a vencer o jogo. No início da primeira parte os Russos exerceram uma forte pressão e o FC Porto pareceu desconfortável no jogo. Até que chegou o minuto 37, o minuto em que Falcao activou o marcador. No segundo tempo Varela ampliou o resultado, ao minuto 64, 8 minutos depois foi Maicon a fazer o terceiro. Um minuto depois, na resposta os Russos reduziram a desvantagem. Mas os portistas não ficaram por aqui, Falcao, por mais duas vezes; minuto 84 e minuto 91; fixou o resultado final nos 5-1.
Com este resultado muito positivo, os dragões estão bem colocados para alcançarem as meias finais da Liga Europa.

terça-feira, 5 de abril de 2011

FC Porto Campeão

Ana Andrade

À vigésima quinta jornada, o FC Porto sagrou-se campeão, em pleno estádio da luz, onde no passado Domingo defrontou o Benfica. No final do jogo verificou-se a vitória dos dragões por 1-2.
As equipas entraram em campo com os objectivos bem definidos; o Benfica tencionava impedir a vitória portista, enquanto que o FC Porto procurava os três pontos que permitiam festejar o título. Guarin, com a ajuda de Roberto, ao minuto 9, activou o marcador, e mostrou que os dragões queriam resolver logo a questão. Mas pouco tempo depois, minuto 18, um dos árbitros assistentes descobriu razão para assinalar grande penalidade a favor do Benfica. Restabelecida a igualdade, a expectativa de existência de um clássico com muitos golos parecia real. Ao minuto 27, outra grande penalidade foi assinalada, desta vez na outra área, ou seja, a favor do FC Porto; Hulk fez o seu vigésimo primeiro golo na liga, e deu a vantagem aos dragões, uma vantagem que não viria a sofrer alterações. No segundo tempo, ambas as equipas ficaram reduzidas a dez; primeiro o FC Porto por expulsão de Otamendi; e depois o Benfica por expulsão de Cardozo. No final do encontro o FC Porto fez a festa, mas as escuras e com o sistema de rega ligado.
Com a vitória dos dragões ficou entregue o título de campeão a 25º jornada do campeonato. Neste momento o FC Porto soma mais 16 pontos que o segundo classificado, o Benfica.


Resultados da 25ª Jornada

União de Leiria 1 – Marítimo 3
Académica 1 – Portimonense 1
Beira-Mar 1 – Sporting de Braga 2
Rio Ave 2 – Vitória de Setúbal 0
Olhanense 1 – Naval 3
Vitória de Guimarães 1 – Sporting 1
Benfica 1 – FC Porto 2
Nacional 1 – Paços de Ferreira 0


Comentário OJOGO
“Entrou o peru, saiu o campeão
MANUEL CASACA
O Benfica não queria deixar entrar bandeiras, tarjas e megafones do FC Porto, mas permitiu a entrada de um peru oferecido por Roberto. No final, apagada a Luz, o FC Porto passou à festa de um título merecido de campeão nacional, naquela que foi a terceira vitória da época em quatro jogos com o Benfica. André Villas-Boas, o treinador mais jovem a ser campeão na era Pinto da Costa, voltou a ganhar ao "mestre da táctica", o mesmo que ontem se desculpou com a ausência de Nuno Gomes - o avançado a quem raramente deu uma oportunidade - e que andou constantemente a justificar o segundo lugar com o mau início de época. Se nas primeiras quatro jornadas somou três pontos, nas últimas quatro conseguiu apenas quatro... Jorge Jesus passou o testemunho ao jovem treinador, que liderou uma equipa cheia de qualidade e que se arrisca a terminar o campeonato sem derrotas. Conseguir 23 vitórias em 25 jornadas é algo de fantástico para o novo campeão.”

Em
www.ojogo.pt