segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Décima Nona Vitória No Campeonato

Ana Andrade

No início de noite do passado Sábado, Olhanense e FC Porto defrontaram-se no Estádio José Arcanjo, em partida a contar para a 21ª jornada da liga. No final do jogo verificou-se a vitória dos dragões por 0-3.
No regresso ao campeonato, depois da jornada europeia, André Vilas-Boas fez regressar à equipa Sapunaru em detrimento de Fucile. No primeiro tempo o Olhanense pôs em prática a sua estratégia, ainda assim o FC Porto teve oportunidades de golo, Hulk foi quem mais perto esteve de marcar. No segundo tempo, o treinador portista fez alterações, no balneário ficaram Sapunaru e Varela, e para os lugares destes entraram Fucile e James. A equipa ganhou outro folgo, e por duas vezes Falcao esteve perto de marcar; uma das vezes o poste impediu o colombiano de festejar, a outra vez foi um defesa contrário quem impediu os festejos. Belluschi, com um grande golo, inaugurou o marcador, ao minuto 68. E dois minutos depois, Falcao aumentou a vantagem. O avançado colombiano voltou a marcar já nos descontos, fixando o resultado nos 0-3.
Com esta vitória, a décima nona do campeonato, o FC Porto soma 59 pontos, e no final desta jornada continua a 8 pontos do segundo classificado, o Benfica.

Resultados da 21ª Jornada

Vitória de Guimarães 0 – Académica 2
Paços de Ferreira 2 – Vitória de Setúbal 0
Olhanense 0 – FC Porto 3
Rio Ave 1 – União de Leiria 0
Beira-Mar 0 – Portimonense 1
Benfica 2 – Marítimo 1
Nacional 1 – Sporting 0
Naval 0 – Sporting de Braga 0


Comentário OJOGO
“Vira o disco e ganham os mesmos

MANUEL CASACA

Há 12 semanas que a história não muda: FC Porto (nona vitória consecutiva) e Benfica (11º triunfo seguido) só sabem ganhar. Os dragões foram a primeira
equipa a vencer em Olhão e passaram a ser a única que ainda não perdeu em casa no campeonato, num jogo em que Falcao marcou o 100º golo ao serviço de clubes.
Ao triunfo da equipa de André Villas-Boas respondeu o Benfica com um triunfo arrancado a ferros, num jogo que terminou com Jorge Jesus novamente envolvido
em cenas de empurrões. Isto enquanto continua por conhecer o resultado do processo da agressão do treinador do Benfica a Luís Alberto, médio do Nacional...


Com os dois da frente a reservarem para si o acesso à Liga dos Campeões, a luta pela Liga Europa continua emocionante. O Sporting, sem presidente (José
Eduardo Bettencourt), sem treinador (Paulo Sérgio), sem director para o futebol (Costinha) e sem o melhor marcador da equipa (Liedson), corre o risco de
ficar fora das competições europeias.”

Em
www.ojogo.pt

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Nos Oitavos, Apesar da Derrota

Ana Andrade

As 5 da tarde de ontem, FC Porto e Sevilha defrontaram-se no Estádio do Dragão, em partida a contar para a segunda mão dos dezasseisavos de final da Taça da Liga. No final do jogo verificou-se a vitória do Sevilha por 0-1.
Ao onze portista regressaram Álvaro Pereira e Falcao, enquanto que Sapunaru e James ficaram no banco. O Sevilha veio ao Dragão à procura de uma vitória que salvasse a época, mas apesar de terem conseguido a vitória, não conseguiram passar à próxima fase. O FC Porto dispôs de oportunidades de golo, tanto na primeira parte como na segunda; Hulk, Belluschi ou João Moutinho, protagonizaram algumas das perdidas; mas costumam dizer que quem não marca sofre e foi exactamente isso que aconteceu, o Sevilha marcou, ao minuto 71 e obrigou o FC Porto a sofrer nos minutos finais. Ambas as formações ficaram reduzidas a 10; o FC Porto primeiro, por expulsão de Álvaro Pereira. Perante esta situação, André Vilas-Boas viu-se obrigado a mexer na equipa para colmatar a inferioridade numérica.
E, apesar da derrota, o FC Porto está nos oitavos de Final da Liga Europa, segue-se a deslocação a Moscovo.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Resultados da 20ª Jornada

Ana Andrade

FC Porto 3 – Nacional 0
União de Leiria 0 – Vitória de Guimarães 1
Portimonense 1 – Olhanense 1
Vitória de Setúbal 1 – Naval 1
Académica 0 - Rio Ave 1
Marítimo 1 - Beira-Mar 0
Sporting de Braga 1 – Paços de Ferreira 2
Sporting 0 – Benfica 2

Comentário OJOGO
“Só lhes resta ganhar e ganhar

MANUEL CASACA

No intervalo de uma jornada europeia que pode colocar quatro equipas portuguesas nos oitavos-de-final da Liga Europa, a ronda termina hoje com o escaldante
Sporting-Benfica. Duas equipas obrigadas a vencer. Os leões porque até a Liga Europa já têm em perigo, os campeões nacionais porque têm o FC Porto a 11
pontos. André Villas-Boas estará no sofá certamente a torcer pelo Sporting, depois de ontem ter estado em Coimbra a ver a Académica perder e José Guilherme
deixar o banco da Briosa, derrotada em casa pelo Rio Ave, que deu um passo importante nas contas da permanência. Mas há ainda que contar com a Naval, que
ontem somou o nono ponto sob o comando de Mozer.

Noutra luta, a do acesso à Liga Europa, o Guimarães foi o grande vencedor. Derrotou um adversário directo, o Leiria, e viu ontem o Braga perder em casa
com o Paços de Ferreira que bem podia estar a sonhar com o regresso à Europa, caso o clube tivesse feito a inscrição na UEFA.”

Em
www.ojogo.pt

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Madeira Um Ano Depois

Ana Andrade

Foi à um ano que a tragédia bateu a porta da Madeira, e um ano depois do fatídico Sábado, vinte de Fevereiro, o Funchal continua a ter o brilho de sempre, apesar das marcas da tragédia ainda estarem presentes. Não me refiro só a todos os detritos que, naquela manhã as águas das ribeiras arrastaram com violência para a baixa da cidade, e que agora fazem parte da paisagem da baía funchalense; até se saber o que vai mesmo acontecer com eles, se das pedras que evadiram a capital madeirense vai nascer uma nova orla marítima, ou se vão para outro sítio qualquer; o facto é que esses detritos estão lá, e são, seguramente a marca mais viva e presente da tragédia.
Outras marcas existem, principalmente marcas psicológicas. Há madeirenses que vivem com medo da chuva, a ansiedade apodera-se de todos aqueles que sofreram directamente com a tragédia do ano passado. É impossível esquecer tudo o que se passou naquela manhã, mas a verdade é que a vida tem de continuar, e não pudemos, nem devemos viver em função das previsões meteorológicas.
Quanto à reconstrução, caminha lentamente, até porque, pelo que se sabe, o dinheiro prometido pela União Europeia, ainda não foi desbloqueado, além disso estão a ser feitos estudos para que as casas destruídas sejam reconstruídas em segurança, uma vez que muitas delas estavam construídas de forma ilegal. Ainda à muito para fazer, mas com o tempo e com dinheiro, tudo há-de voltar ao normal, ou pelo menos ao mais normal possível.
Números oficiais dizem que da tragédia resultaram quarenta e oito mortos, seis dos quais nunca foram encontrados.
Mas se é impossível esquecer a tragédia, também é impossível esquecer a solidariedade que apareceu de muitos lados, anónimos e empresas ajudaram de várias formas. Por esses dias os Madeirenses, e não só, deram o verdadeiro sentido às palavras – a união faz a força.
Depois do aluvião, o turismo sofreu uma quebra, mas segundo dados recentes está a recuperar aos poucos. Por isso deixo aqui um apelo, não deixem de vir à Madeira, não deixem de visitar a pérola do Atlântico, a Madeira precisa do turismo para seguir em frente.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FC Porto Voltou a Vencer Em Sevilha

Ana Andrade

O FC Porto voltou a Sevilha, onde à sete anos conquistou a Taça UEFA, desta vez os dragões defrontaram a equipa da capital da Andaluzia no estádio Ramón Sánchez Pizjuán. No final do encontro verificou-se a vitória do FC Porto por 1-2.
O jogo foi dividido e intenso. O FC Porto dominou o primeiro tempo, período do jogo sem golos. No segundo tempo, o Sevilha fez por assumir as despesas do jogo, mas no momento em que a equipa andaluza estava por cima, o FC Porto chegou ao golo, foi ao minuto 57 que Rolando activou o marcador. Mas sete minutos depois, o Sevilha empatou a partida. Nos minutos que se seguiram, os espanhóis pressionaram e, estiveram muito próximo de marcar. Mas quem voltou a marcar foram os dragões, Guarin, ao minuto 87, fez o segundo golo portista, o golo da vitória.
Com esta vantagem na eliminatória, os dragões recebem, na próxima Quarta-Feira, o Sevilha.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Décima Oitava Vitória No Campeonato

Ana Andrade

No início de noite de Domingo, Sporting de Braga e FC Porto defrontaram-se no Estádio Municipal de Braga, em jogo a contar para a 19ª jornada da liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 0-2.
O jogo começou com o Sporting de Braga a exercer uma grande pressão a meio campo, situação que verificou-se durante algum tempo, depois o FC Porto começou a ter algum domínio. Hulk primeiro e Belluschi depois estiveram perto de marcar, o remate do brasileiro embateu na barra, enquanto que o do argentino foi travado por uma defesa do guarda-redes bracarense. Ao minuto 45, Otamendi activou o marcador. No segundo tempo o FC Porto continuou o domínio no jogo, e ao minuto 67 o defesa argentino Otamendi voltou a marcar, fixando o resultado nos 0-2. Até ao final do encontro o Sporting de Braga não conseguiu inverter o controlo dos dragões que podiam ter voltado a marcar.
Com mais esta vitória, a décima oitava do campeonato, o FC Porto permanece na liderança, com os mesmos 11 pontos de diferença para o segundo classificado, o Benfica.

Resultados da 19ª Jornada

Nacional 0 – União de Leiria 1
Olhanense 2 – Sporting 2
Paços de Ferreira 1 - Marítimo 0
Naval 3 - Académica 1
Rio Ave 2 - Portimonense 0
Benfica 3 – Vitória de Guimarães 0
Sporting de Braga 0 – FC Porto 2
Beira Mar 0 - Vitória de Setúbal 0

Comentário OJOGO
“Otamendi fez anos e deu prenda

MANUEL CASACA

A meio da semana, Otamendi podia ter recebido uma prenda antecipada, mas o seleccionador argentino não lhe deu oportunidade de jogar contra Portugal. Recebeu
a confiança de André Villas-Boas e respondeu com dois golos. Um dia depois de comemorar o 23º aniversário, o central ofereceu ao FC Porto uma importante
vitória, a oitava consecutiva em jogos do campeonato. Os dragões respondiam, poucas horas depois, ao triunfo incontestável do Benfica, num jogo em que
os ferros e um penálti falhado por Cardozo impediram um resultado mais volumoso. Com os dois da frente mais distantes, o Sporting agarra-se ao acesso à
Liga Europa, mas os tempos não estão fáceis para os lados de Alvalade. A sorte da equipa treinada por Paulo Sérgio é que do lote de perseguidores apenas
o Leiria venceu. A equipa de Pedro Caixinha interrompeu um ciclo de quatro jogos sem ganhar e voltou à luta pelo regresso às competições europeias”

Em
www.ojogo.pt

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Décima Sétima Vitória No Campeonato

Ana Andrade

No final da tarde de Domingo, FC Porto e Rio Ave defrontaram-se no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 18ª Jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 1-0.
De regresso ao campeonato, depois da derrota para a Taça de Portugal, os dragões entraram determinados a provar aos adeptos, e principalmente aos adversários que não existe crise no Dragão. Logo ao sétimo minuto, Varela fez o único golo do jogo. O FC Porto, nos primeiros 25 minutos surgiu dominador, teve oportunidades de golo e parecia querer ampliar a vantagem o mais rápido possível. Durante esse tempo, o Rio Ave surgiu um tanto ou quanto apático. Após os primeiros 25 minutos o jogo entrou numa fase muito apática, quer FC Porto, quer Rio ave pareciam querer jogar com o tempo e diminuir a velocidade do jogo. Mas nos últimos minutos do primeiro tempo, os vila-condenses acordaram. No segundo tempo o Rio Ave tentou acelerar o ritmo de jogo, mas não chegou com sucesso à baliza portista. O FC Porto também criou perigo junto da baliza vila-condense,, mas o resultado permaneceu no 1-0.
Com esta vitória, a décima sétima na liga, o FC Porto soma 53 pontos e permanece a 11 pontos do segundo classificado, ainda que com mais um jogo.

Resultados da 18ª Jornada

Sporting 3 – Naval 3
Marítimo 1 – Sporting de Braga 2
Académica 3 - Beira-Mar 3
União de Leiria 0 – Olhanense 2
Vitória de Guimarães 0 – Nacional 0
Portimonense 0 – Paços de Ferreira 1
FC Porto 1 – Rio Ave 0
Vitória de Setúbal 0 – Benfica 2

Comentário OJOGO
“Eles varrem tudo e não escapa nada

MANUEL CASACA

Continua fantástica a luta pelo título nacional. Com uma vantagem apreciável, mas sem jogar o futebol que encantou no início da época, o FC Porto continua
a somar vitórias no campeonato, digerindo o afastamento da Taça da Liga e a derrota em casa, com o Benfica, para a Taça de Portugal. Os dragões somam sete
vitórias consecutivas - uma delas o jogo antecipado com o Nacional -, mas o Benfica não estremece. Ao bom futebol que pratica, seguem-se oito vitórias
seguidas, somando por triunfos todos os jogos que efectuou desde que foi goleado no Estádio do Dragão. E se os dois primeiros varrem tudo o que lhes aparece
pela frente, o Sporting continua a ficar para trás. Agora novo empate em casa, com o último, numa noite em que viram partir Liedson. Houve choradeira em
Alvalade e o caso não era para menos. Falta é saber se os adeptos choravam já com nostalgia do passado ou com preocupação pelo futuro...”

Em
www.ojogo.pt

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Segunda Derrota Da Época

Ana Andrade

No início de noite de ontem, FC Porto e Benfica defrontaram-se no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos encarnados por 0-2.
Jorge Jesus fez entrar em campo uma equipa com a lição bem estudada, ao contrário de André Vilas Boas que pôs em campo uma equipa com algumas mudanças cruciais para o desfecho da partida. Logo aos seis minutos o Benfica activou o marcador, foi de Fábio Coentrão o golo, que surgiu depois de um erro da defesa portista. Vinte minutos depois, Javi Garcia ampliou a vantagem, outra vez depois de um erro defensivo portista. O FC Porto tentou reduzir a desvantagem, mas em vão. Assim, os dragões sofreram a segunda derrota da época.
Com este resultado os Dragões afastaram-se mais da final, mas ainda há um segundo jogo, a meados de Abril, na Luz.