domingo, 30 de janeiro de 2011

FC Porto Fora da Taça da Liga

Ana Andrade

Na noite de ontem, Gil Vicente e FC Porto defrontaram-se na última jornada da terceira fase da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se uma igualdade a 2.
Um jogo em que André Vilas Boas promoveu algumas alterações, talvez para dar minutos a jogadores menos utilizados e ao mesmo tempo fazer descansar os mais utilizados. Vamos ao jogo. A primeira grande oportunidade de golo do encontro pertenceu aos de Barcelos, mas o primeiro golo foi do FC Porto, Ruben Micael activou o marcador mesmo ao cair do pano da primeira parte. Logo no início do segundo tempo, o Gil Vicente restabeleceu a igualdade. Mas alguns minutos depois, Emídio Rafael voltou a colocar os dragões na frente do marcador. Mas a vantagem voltou a durar pouco tempo, os de Barcelos voltaram a empatar, e o resultado não mais sofreu alterações. Praticamente no final do encontro, o infortúnio bateu à porta dos dragões, que perderam Rafa, o lateral sofreu uma lesão grave e o mais provável é não voltar a jogar esta época.
Com este empate, e com a vitória do Nacional, o FC Porto não conseguiu o acesso às meias finais, assim, é o Nacional quem segue para essa fase da prova onde irá defrontar o Paços de Ferreira.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mais Uma Vitória Num Jogo Antecipado

Ana Andrade

No início de noite de ontem, FC Porto e Nacional defrontaram-se no Estádio do Dragão, em jogo referente à 20ª jornada da liga; jogo antecipado. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0.
O FC Porto entrou em campo a pensar em alargar para 11 pontos a vantagem para o segundo classificado, e o Nacional entrou com o objectivo de aproximar-se do alcance dos lugares europeus. Levaram a melhor os dragões que dominaram o encontro. Numa boa primeira parte, o FC Porto construiu a vitória, Hulk, logo aos quatro minutos, de cabeça, activou o marcador, depois de dois avisos. Trinta minutos mais tarde, o mesmo Hulk ampliou a vantagem. E Antes do apito do árbitro para intervalo, James, a passe de Hulk, fez o terceiro e último golo do jogo. Nesta primeira parte foram marcados três golos, mas podiam ter surgido mais, como também podiam ter surgido no segundo tempo, que também foi bem jogado, mas a bola não mais entrou.
Neste momento são onze os pontos que separam os dragões, primeiros classificados, das águias, segundos classificados. Os restantes jogos desta jornada 20 serão jogados no fim-de-semana de 19 e 20 de Fevereiro.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Hulk Deu Mais Uma Vitória Ao Dragão

Ana Andrade

Pela segunda vez esta semana, Beira-Mar e FC Porto defrontaram-se, desta vez foi em Aveiro e para o campeonato, ou seja, para a 17ª jornada da Liga. Jogo que os dragões venceram por 0-1.
Depois do jogo da Taça da Liga, n passada Quarta, os treinadores fizeram alterações nas equipas, de forma que a vitória portista não foi tão fácil de alcançar como tinha sido no jogo anterior. Uma boa primeira parte, com algumas oportunidades de golo, um penalti e o tento de vantagem portista, o tal que deu a vitória. Hulk, ao minuto 34 converteu a grande penalidade que puniu a falta que o próprio sofrera. Na segunda parte o Beira-Mar aventurou-se um pouco mais no ataque, deixando a defesa um tanto ou quanto desprotegida, o FC Porto aproveitou esse facto para criar perigo junto da baliza aveirense, mas não surgiram mais golos neste encontro.
Com esta vitória e com a vitória do segundo classificado, o Benfica, continua tudo na mesma na frente da classificação, os dragões mantêm os mesmos 8 pontos de diferença para as águias.


Resultados da 17ª Jornada

Sporting de Braga 2 – Vitória de Setúbal 2
Rio Ave 2 – Vitória de Guimarães 3
Paços de Ferreira 1 – União de Leiria 1
Olhanense 2 – Académica 1
Naval 1 - Portimonense 1
Beira-Mar 0 – FC Porto 1
Benfica 4 – Nacional 2
Marítimo 0 – Sporting 3


Comentário OJOGO
“Factor casa em reflexão

ALCIDES FREIRE

Falta o Marítimo-Sporting, que hoje se realiza, mas é certo que o factor casa vai sair a perder da 17ª jornada que as eleições presidencias de hoje anteciparam
quase na totalidade. Em sete jogos realizados, só FC Porto e Guimarães venceram longe do aconchego caseiro, ambos por margens mínimas. Para os portistas
o mesmo significou ter, por quase duas horas, 11 pontos de vantagem para o Benfica - que haveria de recolocar tudo igual, ou seja, nos oito pontos, após
bater o Nacional - para o Guimarães tratou-se de alcançar o Sporting no terceiro posto, esperando nova ajuda madeirense para hoje, em caso de vitória do
Marítimo, para que seja possível manter o último lugar do pódio. Nada mau, para quem há três semanas viu lenços brancos após a derrota... caseira, com
a Naval. E por falar na equipa da Figueira da Foz, o empate com o Portimonense só serviu para manter o mau estado das coisas para os dois últimos classificados.”

Em
www.ojogo.pt

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FC Porto Venceu O Segundo Jogo da Terceira Fase da Taça da Liga

Ana Andrade

Na noite de ontem, FC Porto e Beira-Mar defrontaram-se no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a segunda jornada da terceira fase da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 3-0.
André Vilas-Boas promoveu algumas alterações na equipa, para os lugares de Sapunaru, Rolando, Guarin, Belluschi; enntrou no segundo tempo; Varela e Falcão entraram: Rafa, Maicon, Fernando, Souza, James e Walter. Os dragões construíram o resultado no primeiro tempo, um período em que houve futebol de boa qualidade. Walter ao minuto 7, activou o marcador, ao minuto 17, Rafa Ampliou-o, e ao minuto 38, Fernando fechou as contas do jogo. Podia ter havido mais golos? Poder podia, mas não houve. No segundo tempo o futebol portista decaiu, muito por causa das alterações efectuadas por Vilas Boas; Hulk e Moutinho saíram para dar lugar a Mariano e Ruben Micael. De salientar que ficou uma grande penalidade por assinalar a favor dos dragões.
Uma vez que o Nacional venceu o Gilvicente, e lidera o grupo A, o FC Porto tem de esperar pela última jornada desta terceira fase para saber se passa às meias finais,ou se fica por aqui.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Primeiro Jogo Da Segunda Volta, Mais Uma Vitória Do Dragão

Ana Andrade

Naquele que foi o primeiro jogo da segunda volta, FC Porto e Naval encontraram-se, no início de noite do passado Domingo, no Estádio do Dragão. A partida terminou com a vitória dos dragões por 3-1.
André Vilas-Boas, voltou a contar com Falcão, e o Colombiano foi titular neste jogo. Uma boa primeira parte, com algumas oportunidades de golo para os azuis e brancos, e foi exactamente no primeiro tempo que o regressado Falcão activou o marcador, ao minuto 44. Um minuto depois, Hulk elevou o marcador para 2. No segundo tempo o melhor marcador da liga, Hulk, voltou a marcar, alargando a vantagem. Ao minuto 88, Fucile cometeu grande penalidade e a Naval reduziu, fazendo assim o seu primeiro golo no Estádio do Dragão.
No final desta jornada verifica-se a permanência do FC Porto em primeiro lugar, a oito pontos do segundo, o Benfica.

Resultados da 16ª jornada

Portimonense 0 – Sporting de Braga 3
Vitória de Guimarães 1 - Olhanense 0
Sporting 2 – Paços de Ferreira 3
Nacional 1 – Rio Ave 0
Vitória de Setúbal 2 – Marítimo 4
União de Leiria 0 - Beira-Mar 3
FC Porto 3 – Naval 1
Académica 0 – Benfica 1


Comentário OJOGO
“Grande é o Beira-Mar, um pequeno de orçamento

ALCIDES FREIRE

Não fossem os desempenhos de Nacional, Marítimo e Beira-Mar, dir-se-ia que tudo continua na mesma. O FC Porto segue sem perder, o Benfica segue o líder
à distância de oito pontos, ainda que algo satisfeito por ter somado duas vitórias na sequência de compromissos longe da Luz. E a luta pelo título, se
dúvidas houvesse, é cada vez mais entre dragões e águias, até porque o Sporting perdeu e demitiu-se desta luta. Nada de novo, portanto. Daí que mereçam
destaque os pequenos de orçamento, caso do Beira-Mar, que já leva 11 pontos - de um total de 25 - somados longe de casa, sendo a última das suas vítimas
o Leiria, que assim falhou o assalto ao quarto posto, agora repartido pela actual e ex-equipa de Manuel Machado, ou seja, Guimarães e Nacional, respectivamente.
E ainda que longe destes lugares, o Marítimo também é merecedor de elogios por ter vencido em Setúbal, estando agora mais perto da primeira metade da tabela.”

Em
www.ojogo.pt

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Hulk Colocou FC Porto Nas Meias

Ana Andrade

Na noite de ontem, jogou-se no Estádio do Dragão os quartos de final da Taça de Portugal, frente a frente estiveram FC Porto e Pinhal novense. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.
Este é um jogo fácil de resumir. Os de Pinhal Novo fizeram o que puderam para arrastar o 0-0 por muito tempo, com isso conseguiram enervar os jogadores portistas. Ao intervalo o nulo ainda era uma realidade. No início do segundo tempo, André Vilas-Boas retirou Ruben Micael do jogo e lançou Guarin. Os remates sucederam-se e os passes falhados também. Hulk, perto do final, conseguiu fazer golo, e o segundo surgiu, outra vez o incrível, minutos depois.
Agora, o FC Porto tem de ficar à espera que sejam realizados os outros jogos dos quartos de final, para saber quem defrontará nas meias-finais.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

FC Porto Termina Primeira Volta Invicto

Ana Andrade

No início de noite do passado Sábado, FC Porto e Marítimo defrontaram-se no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 15ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 4-1.
Em comparação com o último jogo da Taça da Liga, verificaram-se as saídas do onze de Ruben Micael, de Walter e Sereno, para as entradas de Varela, Belluschi e Otamendi. Confrontado com as lesões de Álvaro Pereira e de Fucile, André Vilas-Boas deu a titularidade ao jovem Rafa. Vamos ao jogo. O Marítimo entrou apostado em perceber se a derrota do passado fim-de-semana tinha deixado mossas na equipa portista, e os dragões estavam apostados em, perante o seu público, mostrar que não enfraqueceram. Ao minuto 37, Guarim, com um fortíssimo pontapé, activou o marcador e mostrou que o FC Porto não ficou abalado com a derrota. O resultado podia ter sido dilatado antes do intervalo, mas João Moutinho acertou em cheio na barra. No segundo tempo os portistas entraram em campo à procura do segundo golo, golo que chegou ao minuto 60 Hulk foi o marcador. Mas o Marítimo reduziu, Baba fez o golo ao minuto 70. Este foi mesmo o jogo de Guarin, e o médio voltou a marcar, ao minuto 75. Mas o jogo não terminaria sem James marcar, estabelecendo assim o 4-1. Ainda houve tempo para a estreia de Mariano, que voltou à equipa 10 meses depois.
Com esta vitória, os dragões terminam a primeira volta do campeonato invictos, com o segundo classificado, o Benfica a 8 pontos.

Resultados da 15ª Jornada

Portimonense 3 – Vitória de Setúbal 4
FC Porto 4 – Marítimo 1
Sporting 2 – Sporting de Braga 1
Académica 0 – Paços de Ferreira 0
Rio Ave 0 - Olhanense 1
Nacional 0 - Beira-Mar 0
Vitória de Guimarães 1 – Naval 2
União de LEIRIA 0 – BENFICA 3


Comentário OJOGO
“Depois das palavras, tudo na mesma

ALCIDES FREIRE

Atiraram palavras, trocaram recados e fizeram a actualidade desportiva, mas se o objectivo era um qualquer género de "mind games", então André Villas-Boas
e Jorge Jesus só conseguiram que triunfasse o discurso para dentro. FC Porto e Benfica venceram na última jornada da primeira volta, completa com os portistas
líderes sem derrotas e oito pontos de vantagem para os encarnados. Está visto, que não é com palavras que a diferença engorda ou emagrece. E não serão
também as palavras a explicar o sucesso ou insucesso das chicotadas psicológicas, porque três treinadores estrearam-se na última ronda da primeira volta
e só Carlos Mozer deu razão aos que vêem na troca de comando técnico a solução de todos os problemas. Azenha, por exemplo, perdeu na estreia com o Portimonense,
sendo que José Guilherme pode gabar-se de ter interrompido a sequência de goleadas que a Académica sofrera a fechar o ano civil.”

Em
www.ojogo.pt

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Primeira Derrota Da Época

Ana Andrade

No final de tarde de ontem, Domingo, FC Porto e Nacional defrontaram-se no Estádio do Dragão, em desafio a contar para a primeira jornada do grupo A da fase de grupos da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se a primeira derrota da época dos dragões por 1-2.
Depois de 26 jogos sem conhecer o sabor da derrota, o Nacional, no primeiro jogo de 2011, conseguiu fazer o que outras equipas não conseguiram, vencer os dragões. A primeira parte foi muito morna, com algumas ocasiões de golo, mas o nulo permaneceu até ao intervalo. No segundo tempo o FC Porto entrou a pressionar mais e ao minuto 64, Hulk, de grande penalidade, fez o primeiro golo do jogo. Ao minuto 78, o Nacional chegou ao empate, Anselmo fez o golo aproveitando um erro do guarda-redes Kieszek. E o segundo golo do Nacional, novamente marcado por Anselmo, chegou ao minuto 85.
Como o Gil Vicente ganhou ao Beira Mar, o primeiro lugar deste grupo A pertence aos de Barcelos e ao Nacional.