segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Uma Estreia de Sonho, Em Mais Uma Vitória

Ana Andrade

FC Porto e Olhanense defrontaram-se no passado Sábado, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 6ª jornada da liga. No final verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.
Vilas Boas efectuou duas alterações em relação à última partida; jogo no Funchal com o Nacional; Otamendi estriou-se a titular, relegando Maicon para o banco de suplentes, assim como Fucile foi titular ficando Sapunaru fora dos convocados. Vamos ao jogo. Uma boa primeira parte, em que logo no início os dragões, por intermédio de Hulk, colocaram a bola na baliza, mas o golo foi invalidado por fora de jogo do brasileiro a quando do passe de Falcao, bem ajuizado. Minutos mais tarde, Otamendi marcou o primeiro golo da partida, e simultaneamente o seu primeiro golo com a camisola dos dragões, certamente estreia de sonho do argentino. Mesmo ao cair do pano para intervalo Hulk marcou o segundo tento. No início do segundo tempo o olhanense dispôs de mais posse de bola, resultante da menor pressão portista, no entanto a equipa azul e branca manteve sempre o jogo controlado. Os dragões ainda criaram duas oportunidades de golo, uma delas através de um remate de Moutinho, mas o resultado não sofreu alterações.
Com esta vitória o FC Porto permanece invicto na liderança do campeonato, com 18 pontos, e somou a sexta vitória no campeonato, a décima da temporada e a vigésima a contar com a recta final da época passada.

Resultados da 6ª Jornada

Sporting de Braga 3 – Naval 1
Académica 3 – Vitória de Guimarães 1
Marítimo 0 – Benfica 1
FC Porto 2 – Olhanense 0
União de Leiria 1 - Rio Ave 0
Portimonense 1 – Beira Mar 0
Sporting 1 – Nacional 1
Vitória de Setúbal 1 – Paços de Ferreira 0


“Este dragão ameaça bater alguns recordes

MANUEL CASACA

Este FC Porto de André Villas-Boas ameaça alguns recordes do futebol português. Para já são seis vitórias consecutivas, faltando saber quando e quem irá parar um líder que, nesta jornada, até aumentou para sete pontos a vantagem sobre os mais directos perseguidores, isto porque o anterior vice-comandante, o Guimarães, perdeu em Coimbra e foi destronado pela Académica. Depois de subir o Olhanense e de manter a equipa algarvia no escalão principal, Jorge Costa volta a efectuar um excelente trabalho. Outro jovem treinador, Domingos Paciência, também ele com passagem por Coimbra e pelo FC Porto, regressou às vitórias e já está no pódio, mantendo a diferença para o Benfica, que sábado deu sinal de estar a subir de forma. Nova vitória, pela primeira vez com Roberto sem sofrer golos em duas jornadas consecutivas. Série igual é algo que o Sporting não consegue: ontem, Rui Patrício voltou a ser batido, ficando a equipa a dez pontos do líder do campeonato.”

Em
www.ojogo.pt

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Vitória Tranquila

Ana Andrade

Realizou-se no início de noite desta segunda, no Estádio da Madeira, o desafio entre Nacional e FC Porto, partida a contar para a 5ª jornada da liga. No final verificou-se a vitória dos dragões por 0-2.
André Vilas Boas voltou a colocar em campo o onze que na jornada passada venceu o Sporting de Braga. Vamos a este jogo … que começou repartido, mas com o passar dos minutos foi perdendo qualidade. O FC Porto chegou à vantagem através de um auto-golo, Belluschi marcou um livre, e João Aurélio desviou a bola para a sua baliza. Nesta primeira parte há ainda a acrescentar uma grande penalidade que existiu a favor do Nacional, mas que o árbitro não assinalou. Depois, na outra área, surgiu uma falta sobre Falcão, o árbitro assinalou grande penalidade, mas o colombiano acertou em cheio no poste. E do primeiro tempo pouco mais há a acrescentar. Segunda parte, e o jogo continuou morno, bem morno. O segundo golo dos dragões foi da autoria de Varela. Surgiram mais algumas oportunidades, mas o resultado não sofreu alterações.
Assim, o FC Porto continua invicto na liderança do campeonato, cinco jogos, cinco vitórias, quinze pontos.

Resultados da 5ª Jornada

Olhanense 2 – Portimonense 0
Beira-Mar 1 - Marítimo 1
Vitória de Guimarães 1 – União de Leiria 0
Paços de Ferreira 2 – Sporting de Braga 2
Rio Ave 2 – Académica 2
Naval 0 – Vitória de Setúbal 0
Benfica 2 – Sporting 0
Nacional 0 – FC Porto 2
______________________

“Cardozo calou adeptos... do Sporting

MANUEL CASACA

Irritado com os adeptos que o assobiaram durante o jogo de quarta-feira, contra o Hapoel, Cardozo marcou e mandou-os calar. Parece que os assobios resultaram. Ontem novo jogo no Estádio da Luz e mais dois golos. Voltou a calar os adeptos, agora os do Sporting. O paraguaio está perdoado e ofereceu a vitória aos Campeões nacionais, depois daquele que já entrou na história como o pior arranque do Benfica no campeonato. Essa má série inicial deixa a equipa de Jorge Jesus a seis pontos do líder, o FC Porto, que hoje pode aumentar a vantagem para nove pontos, caso ganhe na Choupana. Os dragões têm agora atrás um Guimarães que está a ter um início de campeonato bem superior ao que protagonizou no ano do acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões. A equipa de Manuel Machado está em posição de acesso à Champions, tendo logo atrás um sensacional Olhanense, e uma não surpreendente Académica, que tem os mesmo pontos do Braga, que ontem voltou a desiludir.”

Em
www.ojogo.pt

domingo, 19 de setembro de 2010

A Federação e as Confusões

Ana Andrade

Ultimamente a Federação Portuguesa de Futebol tem andado mergulhada em imbróglios confusos. Imbróglios que me fazem pensar que o futebol Português está entregue; com o devido respeito; a doidos!
Primeiro foi a eliminação da selecção do mundial, e na altura a Federação emitiu um comunicado; onde referiam algo do género; que tinham sido atingidos os objectivos mínimos.
Depois surge o caso Queiróz, uma história que para mim é tão ridícula que nem merece comentários. Durante dias a fio falaram do assunto, ouviram-se testemunhas a favor e contra o senhor Carlos Queiróz, algumas das testemunhas nem percebi bem o que era que tinham a ver com o assunto, já que não estavam presentes a quando dos factos ocorridos, mas enfim … mediatismo.
Após decisões e contra decisões, a Federação decide despedir o seleccionador. Tudo isto já depois de Portugal ter disputado dois jogos; um empate e uma derrota; na caminhada para a qualificação para o Europeu 2012.
Ora, agora é preciso arranjar um seleccionador com uma certa urgência. E de que se lembrou o senhor Madaíl? Pedir um empréstimo do Mourinho ao Real, para que o treinador português pudesse orientar a selecção nos próximos dois jogos. Que génio! Era óbvio que o Real não ia aceitar tal coisa, nem sei como ainda perderam tempo a tentar. Então não é mais fácil contratar de uma vez o seleccionador? Para quê tapar o sol com a peneira? Agora esta história vai fazer correr tinta nos jornais de cá e do lado de lá da fronteira. Havia necessidade de arranjar mais um imbróglio? Onde tudo isto vai
parar? Será que os senhores da Federação ainda não perceberam que já atingiram o ridículo?
Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vitória Sem Espinhas

Ana Andrade

No início de noite de ontem, quinta-feira, disputou-se no Estádio do Dragão o primeiro jogo da fase de grupos da Liga Europa, desafio entre FC Porto e Rapid de Viena. No final verificou-se uma vitória dos dragões por 3-0.
Em comparação com o ultimo jogo, André Vilas Boas efectuou alterações, tendo em vista o próximo desafio. Sapunaru, Beluschi e Varela; o romeno nem foi convocado, os outros dois sentaram-se no banco; para os seus lugares entraram: Fucile, Ruben Micael e Rodriguez. O primeiro golo azul e branco chegou ao minuto 25, Rolando foi o autor, mas podia ter surgido antes, caso o próprio rolando tivesse acertado na baliza minutos antes. Daí ao intervalo o FC Porto arrefeceu um pouco o jogo, sem no entanto, nunca perder o controlo do mesmo. O Rapid de Viena mostrou-se perigoso, no contra ataque, que me lembre por duas vezes no primeiro tempo, numa delas esteve à vista o golo. Já no segundo tempo o senhor árbitro deixou passar uma grande penalidade, uma falta clara sobre Hulk. O segundo golo surgiu ao minuto 65, depois de uma cabeçada de Maicon, que o guarda-redes defendeu, Falcão insistiu e marcou. O terceiro golo da noite foi da autoria de Ruben Micael, que concluiu exemplarmente uma boa jogada. Mesmo com o jogo a diminuir o ritmo, porque era obvio que a vitória não ia fugir, ainda surgiram oportunidades de golo para os dragões, mas o resultado final não sofreu alterações.
Assim, “RAPID VIENA FOI A SÉTIMA VÍTIMA” dos dragões, que ocupam o primeiro lugar do grupo L.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Quarto Jogo da Liga, Quarta Vitória

Ana Andrade

Realizou-se no passado sábado, no estádio do Dragão, o jogo entre FC Porto e Sporting de Braga, desafio relativo a 4ª jornada do campeonato. No final verificou-se a vitória dos dragões por 3-2.
Subiram ao relvado duas boas equipas, que proporcionaram um bom jogo de futebol; se todos os jogos fossem assim, seguramente que haviam muito menos estádios às moscas. Mas vamos as incidências do jogo. Durante os primeiros quinze minutos, verificou-se um equilíbrio, um jogo táctico. Até que o Sporting de Braga adiantou-se no marcador, Luís Aguiar; ao minuto dezasseis, e na cobrança de um livre directo; foi o autor do primeiro golo. O FC Porto reagiu, e podia ter empatado num livre de Hulk, que foi bater à barra. Mas foi Varela a empatar, decorria o minuto trinta e três. No segundo tempo as duas equipas entraram em campo dispostas a continuar a praticar um futebol agradável. O FC Porto aproximava-se perigosamente da baliza minhota, eis que o golo surge na outra baliza, Lima num remate de longe, fez o golo, minuto sessenta e um. Mas, ao minuto sessenta e dois, Hulk voltou a empatar a partida. O FC Porto voltou a carregar, e ao minuto setenta, Varela bisou, definindo o resultado final.
Assim, à quarta jornada o FC Porto permanece invicto no topo da tabela, soma doze pontos.

Resultados da 4ª Jornada

Vitória de Guimarães 2 – Benfica 1
Sporting 0 – Olhanense 0
FC Porto 3 – Sporting de Braga 2
Académica 3 – Naval 0
Portimonense 3 - Rio Ave 1
Marítimo 1 – Paços de Ferreira 1
União de Leiria 2 – Nacional 1
Vitória de Setúbal 0 – Beira Mar 0