segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cinco Golos Portistas Acabaram Com Vontade Sadina

Ana Andrade

No início desta noite, Vitória de Setúbal e FC Porto defrontaram-se no estádio do Bom Fim, em partida a contar para a 28ª jornada da liga. O encontro terminou com a vitória dos dragões por 2-5.
Raul Meireles voltou à titularidade depois de dois jogos em que começou no banco, e devido à ausência, por castigo, de Bruno Alves, foi do número 3 a braçadeira de capitão. Vamos ao jogo jogado dentro das quatro linhas, um jogo dividido, que começou com o Setúbal ao ataque, mas o primeiro golo surgiu, de um canto batido por Meireles, aos 13 minutos, e Falcao direccionou a bola para a baliza. Mais alguns lances de perigo, e aos 41 minutos, Maicon; de novo depois de um canto, este cobrado por Belluschi; fez o segundo dos portistas. O Setúbal procurou reduzir a desvantagem, mas antes do intervalo não surgiram mais golos. A segunda parte recomeçou com o Setúbal a pressionar, e Henrique, também após a marcação de um canto, ao minuto 51 marcou. O FC Porto, por Falcao, falhou o terceiro que chegou minutos depois, ao minuto 58, desta vez foi Guarin a fazer o gosto ao pé. Veio depois o quarto golo, esse apontado, ao minuto 71, por Belluschi. Seguiu-se o momento do jogo, que infelizmente não se tratou de um belo golo, tratou-se de um grande erro da arbitragem, isso sim. A confusão, teve origem no cartão amarelo atribuído a Falcao, amarelo esse que o retira do clássico da próxima semana no Dragão. Essa discussão levou a expulsão do treinador Jesualdo. Depois da confusão, vieram ainda mais dois golos, um para cada lado, primeiro marcou o Setúbal, minuto 90, por Henrique e minutos depois, 94, Falcao bisa na partida e fixa o resultado em 2-5.
Com esta vitória os portistas somam 62 pontos e no final da jornada as posições, bem como a distância que separa o trio que comanda a liga mantém-se.

Resultados da 28ª Jornada

Rio Ave 0 – Marítimo 0
Vitória de Setúbal 2 – FC Porto 5
Benfica 5 – Olhanense 0
Leixões 1 – Académica 3
Nacional 1 – Paços de Ferreira 1
Naval 0 – Sporting de Braga 4
União de Leiria 1 – Sporting 1
Vitória de Guimarães 2 – Belenenses 0

segunda-feira, 19 de abril de 2010

FC Porto Vence e Falcao Iguala Cardozo

Ana Andrade

No início de noite de ontem, FC Porto e Vitória de Guimarães defrontaram-se no Estádio do Dragão, em encontro a contar para a 27ª jornada. O resultado final foi um 3-0 a favor dos ainda tetracampeões.
Instantes antes do início da partida, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, entregou ao capitão do FC Porto, Bruno Alves, a taça de campeão nacional de futebol 2008/09. Relevado esse momento, vamos ao jogo, em que regressaram alguns dos habituais titulares, após o jogo da Taça, mas em que não participou Ruben Micael, devido a castigo, e Raul Meireles que ficou no banco. Como tal, Jesualdo fez alterações nos protagonistas e nas suas posições. O desafio até começou animado, mas com o decorrer dos minutos foi baixando de ritmo. Até que ao minuto 27, Hulk, quase sem esperar, colocou o FC Porto em vantagem, o brasileiro festejou o golo com uma camisola de Sapunaru. Vantagem essa que podia ter sido dilatada antes do intervalo caso o árbitro tivesse assinalado uma grande penalidade sofrida por Guarin. Logo no lance seguinte, Beto, que foi titular devido a uma lesão de última hora de Helton, fez uma grande defesa que permitiu que os dragões fossem para o descanso em vantagem. Recomeçou o encontro, o mesmo jogo, com um FC Porto a dominar, ainda que sem consequências de maior, e um vitória a tentar contrariar. E, no minuto 55, Guarin decidiu rematar de longe, a bola ainda desvia num defesa contrário e feito o segundo golo. Falcao também queria marcar, até para igualar o benfiquista Cardozo no topo dos melhores marcadores, e tentou fazê-lo através de um pontapé de bicicleta, mas a bola não entrou dessa vez. Não entrou dessa, mas entrou com a marcação de um penalti, sofrido pelo mesmo Falcao.
Assim, com esta vitória dos dragões, no dia em que matematicamente deixou de ser possível o penta, e com as vitórias das outras duas equipas da frente, fica tudo na mesma, o FC Porto está em terceiro, a 11 pontos do líder Benfica e a 5 do segundo Sporting de Braga. Os azuis e brancos lutam agora por um lugar na Liga dos Campeões.

Resultados da 27ª Jornada

Olhanense 1 – Marítimo 2
Sporting de Braga 3 - Leixões 1
Paços de Ferreira 1 - Naval 3
Belenenses 0 - Rio Ave 0
Nacional 2 – União de Leiria 0
Académica 2 – Benfica 3
FC Porto 3 – Vitória de Guimarães 0
Sporting 2 – Vitória de Setúbal 1

Natação Adaptada

Ana Andrade

Hoje decidi dar destaque a Natação, em particular a natação adaptada e a um grande nadador, que tenho o prazer de conhecer.
Parabéns Emanuel!


“Emanuel em foco

Data: 19-04-2010

O nadador madeirense, do Clube Desportivo Nacional, Emanuel voltou a confirmar a sua presença no Campeonato do Mundo que terá lugar em Eindhoven, no próximo mês de Agosto, depois de ter estado em grande plano no Open da Grã-Bretanha para Natação Adaptada, que se está a disputar em Sheffield (Inglaterra).

Emanuel Gonçalves, que fora apurado para as finais dos 400 metros livres e 100 metros mariposa (categoria S10) conseguiu na jornada de ontem a proeza de conquistar duas medalhas e derrubar dois recordes nacionais.

Na prova dos 400 metros livres, conquistou a medalha de bronze, com o tempo de 4.28.72, marca que representa novo recorde nacional, batendo à passagem dos 200 metros (2.10.24) o máximo para aquela distância.

O nadador nacionalista fez ainda melhor na prova de 100 metros mariposa, na qual assegurou a medalha de prata, com o tempo de 1.04.55 minutos, numa corrida ganha pelo brasileiro André Brasil, com 1.01.21, enquanto o britânico Rob Welbourn ficou no degrau inferior do pódio com mais 10 centésimos do que o madeirense.”

Artigo retirado de:
www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn04011015190410&id_user=


Nota:
Este será por certo um tema a que vou voltar mais frequentemente.

A RTP E A Madeira

Ana Andrade

A Madeira
Depois do fatídico 20 de Fevereiro, a Madeira prometeu reerguer-se, e cumpriu, restam muito poucos vestígios da tragédia na capital, claro que nas zonas mais altas, ainda se nota a reconstrução, mas a Madeira está a erguer-se.
Ontem, Domingo, realizou-se uma das maiores festas do cartaz turístico madeirense, a Festa da Flor. Desceram à capital milhares de pessoas, que quiseram ver de perto o cortejo. Pelas principais ruas desfilaram centenas de pessoas, desde crianças a adultos, distribuídos por nove grupos. Todos quiseram participar na festa que este ano ganhou outro simbolismo.
Na tribuna de Honra, estavam lado a lado o Presidente do Governo Regional, DR. Alberto João Jardim, e o Primeiro Ministro José Sócrates.
Assim, a Madeira prometeu, e a Madeira cumpriu, por isso venham à Madeira, venham a pérola do Atlântico, os madeirenses esperam e agradecem as visitas de todos.

A RTP
A estação pública de televisão, para mim, tem prestado à Madeira um verdadeiro serviço público. No trágico Sábado, interromperam parte da programação do canal 1, para acompanhar de perto, e em simultâneo com a RTP Madeira e RTPN, a situação dos madeirenses. E desde aí, lançaram uma campanha de angariação de fundos, “juntos pela Madeira”, que se estendeu até ontem, cuja receita final foi de 1000219940 euros, o dinheiro vai reverter para a reconstrução de casas na freguesia de Serra de Água.
Quando fez um mês sobre a tragédia, veio uma equipa de repórteres do continente de propósito para assinalar a data e fazer um balanço da reconstrução.
Na passada Sexta, a estação pública transmitiu um espectáculo no Casino da Madeira.
Agora a RTP, vai colocar no ar, uma campanha de promoção do destino Madeira.
Obrigada, RTP! Obrigada, Portugal!

PS. 1. Agradecemos a transmissão da Festa da Flor, a nível mundial, pela RTP, no entanto, o formato utilizado não me parece ser de todo o melhor, pois o cortejo não foi filmado na íntegra, porque tinham um engenheiro agrónomo a explicar cada flor. Concordo que façam essa explicação, mas com isso não mostraram a totalidade da festa.

PS. 2. Quem quiser ter acesso a reportagem do cortejo, publicada pelo DN Madeira, bem como as fotografias e vídeo, poderá fazê-lo em:

www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn04010209190410

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Jamor, Aí Vai o Dragão!

Ana Andrade

No início da noite da passada Quarta, FC Porto e Rio Ave defrontaram-se no Estádio do Dragão, em partida a contar para a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Os dragões venceram os vila-condenses por 4-0.
O FC Porto entrou em campo com uma vantagem de dois golos, e o professor Jesualdo colocou em campo um onze com apenas três habituais titulares, alterações compreensíveis, quer pelo número de jogos, quer para dar oportunidade aos menos utilizados. Addy foi um desses exemplos, estriou-se com a camisola dos dragões, e diga-se que recebeu o apoio dos adeptos portistas, claro que pesou um pouco a responsabilidade do primeiro jogo, mas Addy é um jovem, e o FC Porto saberá por certo valorizá-lo, como já fez com outros. Bom, mas vamos ao jogo, que parecia ser jogado em ritmo de treino, uma primeira parte com remates de ambas as partes, mas o golo foi do FC Porto, ao minuto 20, Belluschi foi o marcador. Ainda no primeiro tempo, houve uma grande penalidade defendida pelo guardião do Rio Ave. A segunda parte melhor do que a primeira, muito por causa dos golos marcados. Já com Hulk e Falcao em campo, por troca com Farias e Orlando Sá, Guarin, também acabado de entrar, na primeira vez que tocou na bola, arrancou um potente pontapé que só parou na baliza vila-condense, segundo golo feito, ao minuto 79. Ruben Micael decidiu rematar de longe e, ao minuto 86, marcou o terceiro. Falcao, quis marcar o quarto golo, mas a bola incrivelmente não quis entrar, no entanto, dois minutos depois, 92, entrou mesmo. No conjunto das duas mãos, o FC Porto venceu por 7-1.
Com esta vitória, o FC Porto carimbou, definitivamente, o passaporte para a final, e Jamor, aí vai o Dragão!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Resultados da 26ª Jornada

Ana Andrade

Naval 0 – Nacional 0
União de Leiria 1 – Sporting de Braga 2
Rio Ave 0 – FC Porto 1
Leixões 2 – Paços de Ferreira 1
Vitória de Guimarães 1 – Olhanense 1
Marítimo 3 – Belenenses 3
Vitória de Setúbal 1 – Académica 1
Benfica 2 – Sporting 0

Em relação aos três primeiros da tabela, tudo continua na mesma, exactamente os mesmos pontos entre as três equipas.

Por motivos pessoais não me foi possível assistir ao jogo do Rio Ave FC Porto, como tal, não posso fazer a minha habitual crónica.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

FC Porto Vence No Dragão e Continua Tudo na Mesma

Ana Andrade

No Sábado que antecedeu a Páscoa, FC Porto e Marítimo defrontaram-se no Dragão, em encontro a contar para a 25ª jornada, e o resultado final, foi um 4-1 a favor dos tetracampeões.
Um bom jogo, com duas equipas à alimentar o espectáculo com golos, tudo o que o futebol precisa. O professor Jesualdo apresentou exactamente o mesmo onze que, no passado Domingo, havia derrotado o Belenenses no Restelo. Ora, vamos ao jogo com o Marítimo, um jogo que teve um primeiro golo bem cedo, provavelmente ainda haviam pessoas a entrar no estádio, outros teriam acabado de se sentar, quando, aos 15 segundos, o Marítimo colocou-se em vantagem, Taka marcou o golo mais rápido da liga até agora. Gelaram as bancadas, ouviram-se assobios. Mas o tetracampeão correu a trás do prejuízo, e, aos 4 minutos, Falcao, empatou a partida, grande golo do colombiano. Aos 8 minutos, Raul Meireles consumou a viravolta no marcador. O Marítimo não se deu por vencido e tentou empatar o encontro, assim como o FC Porto, ainda que mais lento, tentou ampliá-lo, no entanto, o intervalo chegaria com o resultado fixo em 2-1. Segunda parte, mas o mesmo jogo, equipas à procura do golo, e ele chegou, para o FC Porto aos 51 minutos por Falcao. Os golos não ficariam por aqui, Hulk também quis deixar a sua marca pessoal neste jogo, e ao minuto 78, marcou o quarto golo. Ainda houve mais oportunidades para ambos os lados, mas o marcador não sofreu mais alterações. Um resultado talvez um tanto ou quanto exagerado, tendo em conta que o Marítimo não foi ao Dragão defender. Final do jogo, festa nas bancadas, vitória portista e pazes feitas com o público, depois de um início de jogo a perder.
Com esta vitória o tetracampeão continua em terceiro lugar, a 5 pontos do Sporting de Braga, segundo classificado, que na passada Sexta venceu com polémica a mistura, e a 11 do Benfica, líder do campeonato.

Resultados da 25ª Jornada

Sporting de Braga 3 – Vitória de Guimarães 2
Sporting 5 - Rio Ave 0
Nacional 1 - Leixões 0
Olhanense 2 – Vitória de Setúbal 2
Paços de Ferreira 0 – Belenenses 0
Académica 0 – União de Leiria 0
FC Porto 4 – Marítimo 1
Naval 2 – Benfica 4