quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Balanço de 2009

Ana Andrade

O ano de 2009 está a terminar, é altura de fazer um balanço de algumas coisas que aconteceram durante este ano, em Portugal e no mundo.

Em Portugal:

A nível político: os portugueses foram chamados as urnas, primeiro devido as eleições Europeias, depois para as legislativas e por fim para as autárquicas. Em Portugal realizou-se a Cimeira IBEROAMERICANA.
A nível económico: Cada vez mais empresas fecham e por conseguinte cada vez há mais desempregados.
A nível judicial: Alguns empresários viram os seus nomes envolvidos em casos de justiça, até o primeiro ministro viu o nome envolvido em escutas.
A nível desportivo: Na época passada o FC Porto foi tetracampeão e venceu a taça de Portugal, já nesta temporada arrecadou a super taça Cândido de Oliveira. A nossa selecção com mais ou menos dificuldades lá conseguiu o apuramento para o campeonato do mundo do próximo ano. E o Cristiano Ronaldo transferiu-se para o Real Madrid, uma transferência milionária que deu que falar.

No mundo

A nível Político: O presidente americano, Obama, venceu o prémio Nobel da Paz. O tratado de Lisboa entrou em vigor. Em Copenhaga realizou-se uma Cimeira com a finalidade de discutir as alterações climáticas.
Saúde: Neste ano surgiu um vírus que deu origem a Gripe A, que acabou por se espalhar pelo mundo. Aos laboratórios farmacêuticos exigiu-se que encontrassem logo uma vacina, ela surgiu mas nem todos os médicos confiam nela, por isso os testes continuam a fim de a melhorar.
A nível desportivo: Neste ano o Barcelona ganhou tudo o que havia para ganhar, somou seis títulos. Messi venceu a bola de ouro, e foi considerado pela FIFA o melhor do mundo.

A todos os leitores do meu blog desejo um feliz 2010, cheio de tudo o que há de melhor, paz, alegria, amor, saúde e pensamentos positivos.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Natal

Ana Andrade

Está a chegar mais um Natal, e com ele o grande rebuliço das últimas compras, aquelas que ficaram esquecidas, ou que por falta de tempo ficaram para o fim.
Com o Natal vem também as grandes campanhas de solidariedade, que como disse no texto que escrevi no ano passado, não deveriam só acontecer nesta época, porque quem precisa de ajuda no Natal também precisa durante todo o ano.
Natal é também sinónimo de magia, a magia do pai Natal que vem da Lapónia no seu trenó puxado por renas …, enfim, é sempre bonito ver uma criança acreditar nisto tudo, afinal, o que seria do Natal sem esta magia? Nesta época eu sinto-me sempre criança de novo, faço por sentir aquela magia que falei anteriormente. E digo sinceramente e sem vergonha, com a idade que tenho, ainda gosto de pôr o sapatinho por baixo da árvore na véspera de Natal, lá está, uma forma de voltar a me sentir criança.
A todos aqueles que lêem o meu blog, desejo um óptimo Natal, repleto de coisas boas, paz, alegria, amor, magia, saúde e claro de presentes.

No ano passado escrevi sobre o Natal isto:
http://artigosonlineanaandrade.blogspot.com/2008/12/chegou-o-natal.html

Feliz Natal!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

FC Porto Falha Segundo Lugar

Ana Andrade

No início de noite do passado Domingo, Benfica e FC Porto defrontaram-se na Luz, em desafio a contar para a 14ª jornada da liga. O encontro terminou com a vitória das águias por 1-0.
O jogo, que ficou marcado pela chuva e pelo consequente mau estado do relvado, começou com o FC Porto ao ataque, mas por volta dos dez minutos o Benfica tomou conta do jogo. A equipa tetracampeã revelou-se intranquila, insegura e incapaz de contrariar o ataque benfiquista. Ao minuto 21, os encarnados chegaram a vantagem, o golo foi de Saviola. Na segunda parte, Jesualdo lançou Varela, trocando-o por Guarin, as dificuldades diminuíram um pouco, mas a intranquilidade e a insegurança permaneceram. Farias e Belluschi entraram tarde, e não foram capazes de mudar o rumo do jogo. Assim, o FC Porto falhou o acesso ao segundo lugar da liga. No final do jogo, já no túnel de acesso aos balneários, Hulk e Sapunaru viram o cartão vermelho, alegadamente devido a uma confusão com um segurança da luz.
Com esta vitória o Benfica colou-se ao Sporting de Braga, campeão de Inverno, e o FC Porto voltou a ficar a distância de quatro pontos, numa altura em que falta uma jornada para terminar a primeira volta.

Resultados da 14ª Jornada

Paços de Ferreira 0 – Sporting de Braga 1
Vitória de Guimarães 1 - Rio Ave 0
Naval 0 - Sporting 1
Vitória de Setúbal 3 – Marítimo 2
União de Leiria 1 – Belenenses 0
Nacional 4 – Académica 3
Benfica 1 – FC Porto 0
Leixões 2 – Olhanense 2

Se me permitem, gostaria de usar este espaço para fazer um destaque ao Barcelona, que no passado sábado sagrou-se campeão do mundo de clubes, somando assim o sexto título de 2009, que assim venceu todas as provas em que participou. É sem dúvida um registo impressionante!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mais Perto Dos Líderes

Ana Andrade

No início da noite do passado Domingo, FC Porto e Vitória de Setúbal encontraram-se no estádio do Dragão, em jogo a contar para a 13ª Jornada da Liga. O desafio terminou com a vitória dos tetracampeões por 2-0.
Sobre este jogo há muito pouco a dizer, foi uma partida tranquila para os dragões, sempre controlada, onde Jesualdo aproveitou para fazer descansar algumas das mais importantes pedras do xadrez azul e branco, lançando outras que não deixam de ser menos importantes. Os golos chegaram na primeira parte, o primeiro aos 22 minutos por Farias, e o segundo aos 25 minutos por Varela. Antes disso houve duas bolas que bateram com estrondo na barra da baliza sadina. A segunda parte não trouxe grandes novidades, o jogo seguiu com muita tranquilidade e muito frio.
Assim com este resultado muito positivo, o FC Porto aproveitou da melhor maneira os empates de Benfica e Sporting de Braga, ficando a apenas um ponto dos dois.
Em Dezembro de 1973, à 13ª jornada e diante do mesmo adversário, o V. Setúbal, Pavão morreu ao 13º minuto de jogo, o treinador do FC Porto não se esqueceu de referi-lo e julgo que os adeptos mais antigos também não esqueceram este triste episódio da história do FC Porto.

Resultados da 13ª Jornada

Paços de Ferreira 2 – Nacional 1
Sporting 0 – União de Leiria 1
Olhanense 2 – Benfica 2
Sporting de Braga 0 – Naval 0
Académica 2 – Leixões 0
Marítimo 0 – Rio Ave 1
FC Porto 2 – Vitória de Setúbal 0
Belenenses 0 – Vitória de Guimarães 1

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Passeio A Madrid

Ana Andrade

Na passada Terça realizou-se no Estádio Vicente Calderón, a ultima partida da fase de grupos, grupo D, da liga dos campeões, jogo entre o Atlético de Madrid e o FC Porto. A partida terminou com a vitória dos dragões por 0-3.
O tetracampeão começou o jogo ao ataque, no primeiro minuto dispôs de um canto e aos 2 minutos, já depois de um segundo canto, Bruno Alves cabeceou e acertou em cheio na baliza espanhola, estava assim feito o primeiro golo do jogo. Aos treze minutos os espanhóis reagiram, mas em resposta o FC Porto, marcou o segundo golo, este por Falcao, aos catorze minutos, vantagem de dois golos e o Atlético estava em maus lençóis. Entretanto as coisas em Londres ajudavam, o Atlético mesmo a perder ficava apurado para a liga Europa. Chegou a segunda parte, e não mudou muito o jogo, aliais tirando a lesão de um dos avançados do Atlético, que obrigou a alterações no ataque espanhol. Aos setenta e seis minutos Hulk fechou as contas do jogo com um golo fantástico. Assim, com esta brilhante vitória aliada a uma boa exibição, tornou o jogo do FC Porto num passeio, um passeio a Madrid, onde além de vencer o desafio, acumulou mais 800000 euros.
No final da fase de grupos as equipas que compõem o grupo D ficaram ordenados da seguinte forma: Chelsea primeiro classificado, com 14 pontos; FC Porto segundo, com 12, ambos qualificam-se para os oitavos de Final; o Atlético de Madrid segue para a Liga Europa e os cipriotas do APOEL ficaram de fora das competições europeias.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Vitória Gorda na Cidade Berço

Ana Andrade

Na passada Sexta-feira Vitória de Guimarães e FC Porto encontraram-se no Estádio Afonso Henriques, num desafio a contar para a 12ª jornada da liga. O jogo terminou com a vitória do FC Porto por 1-4.
Foi um bom jogo, aquele que abriu a jornada 12. Na primeira parte o Vitória de Guimarães não entrou bem muito por culpa do FC Porto que realizou uma boa exibição, foi neste período que os dragões marcaram os dois primeiros golos da noite. Um aos 12 minutos, por Varela, o outro aos 31 minutos, por Falcao. Antes do intervalo, aos 46 minutos, os vimaranenses reduziram a desvantagem através de um golo de Andrezinho. Na segunda parte o Vitória acordou e tentou por várias vezes empatar a partida, no entanto a eficácia azul e branca manteve-se, aos 66 minutos Bruno Alves marcou o terceiro golo, e assim restabeleceu-se a vantagem de dois golos. O quarto golo portista foi marcado aos 87 minutos por Rodríguez.
Com esta vitória o Tetracampeão aproxima-se dos líderes, Sporting de Braga e Benfica, ficando a 3 pontos de ambos.

Resultados da 12ª Jornada

Vitória de Guimarães 1 – FC Porto 4
Rio Ave 0 - Belenenses 0
Naval 1 – Paços de Ferreira 0
Leixões 1 – Sporting de Braga 1
Marítimo 5 – Olhanense 2
Benfica 4 – Académica 0
União de Leiria 1 – Nacional 2
Vitória de Setúbal 0 – Sporting 2