terça-feira, 27 de outubro de 2009

Vitória Frente Aos Estudantes

Ana Andrade

À 8ª jornada da liga, FC Porto e Académica defrontaram-se no estádio do Dragão, o jogo realizou-se no passado Domingo ao princípio da noite, e terminou com a vitória dos tetracampeões por 3-2.
O jogo começou com um contratempo para os pupilos de Jesualdo, uma vez que aos dois minutos Fucile saiu lesionado. No primeiro tempo a boa organização defensiva da Académica não permitiu que o FC Porto chegasse com sucesso a baliza defendida pelos estudantes. Na segunda parte as linhas defensivas da briosa abriram-se e aos 65' minutos o FC Porto chegou à vantagem, com um golo de Mariano. Três minutos depois apareceu o segundo golo dos dragões, este da autoria de Farias. Os estudantes não queriam deixar uma má imagem, e aos 76 minutos, Miguel Pedro reduziu. No entanto os dragões voltaram a marcar, aos 82 Farias bisou fazendo assim o terceiro golo dos dragões. Mas o jogo não terminaria sem a Académica voltar a reduzir o marcador, Sougou aos 92 minutos.
Com esta vitória os dragões somam 19 pontos e continuam na perseguição dos agora líderes Benfica e Sporting de Braga, os minhotos que esta jornada perderam os primeiros dois pontos.

Outros Resultados da 8ª Jornada

Belenenses 0 – Olhanense 0
Rio Ave 1 – Sporting de Braga 1
União de Leiria 2 - Naval 0
Vitória de Setúbal 1 - Leixões 0
Marítimo 3 – Paços de Ferreira 1
Benfica 6 – Nacional1
Vitória de Guimarães 1 – Sporting 1

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vitória Sofrida

Ana Andrade

Ontem à noite, FC Porto e Apoel defrontaram-se no Estádio do Dragão, a partida, a contar para a fase de grupos da liga dos campeões, terminou com a vitória dos tetracampeões por 2-1.
Por motivos pessoais não pude assistir a grande parte do primeiro tempo do jogo, mas pelo que já li e já ouvi sobre o desafio, o FC Porto chegou atrasado a partida. Assim, o Apoel, aos 21 minutos, chegou a vantagem, sem ter feito qualquer remate e através de um auto golo, Álvaro Pereira marcou na baliza errada. O FC Porto acordou e aos 33 minutos, Hulk igualou a partida. Depois do intervalo Jesualdo fez uma alteração táctica, Mariano passou para a ala e Rodríguez para o meio campo, inverteram-se as posições dos dois jogadores em campo, e o FC Porto acelerou a partida, chegando ao golo da vitória, aos 48 minutos, através de uma grande penalidade, convertida por Hulk. Seguiram-se oportunidades falhadas por parte dos dragões, e a expulsão de Mariano, que deixou os azuis e brancos a jogar com dez e deu esperança ao Apoel. O final do jogo chegou com a confirmação da importante vitória dos portistas por 2-1.
Com esta vitória sofrida, os dragões somam 6 pontos, e fixam-se no segundo lugar do grupo D, com o apuramento para os oitavos de final bem próximo.

domingo, 18 de outubro de 2009

Não Houve Duas Sem Três!

Ana Andrade

O ditado popular diz: “não há duas sem três”, mas também diz que: “a terceira é de vez”. Ora para a história deste encontro, do qual vou falar, aplica-se o primeiro ditado popular. Para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, FC Porto e Sertanense, voltaram a defrontar-se, pelo terceiro ano consecutivo nesta fase da prova, porém, desta vez, e ao contrário das outras duas, o jogo disputou-se no Estádio do Dragão, e tal como nas outras duas vezes, o resultado final foi o mesmo, 4-0 a favor dos tetracampeões. E para não variar muito, Farias voltou a marcar dois golos, tal como nas outras duas vezes. Coincidência?
Vamos agora ao jogo, que disputou-se no passado sábado ao início da noite, no onze que Jesualdo fez entrar em campo, verificaram-se várias alterações, entre elas, destaca-se a estreia do jovem Sérgio Oliveira, de apenas dezassete anos. O Sertanense não conseguiu fazer com que o nulo se mantivesse por muito tempo, logo aos seis minutos o FC Porto conseguiu chegar a vantagem, o golo foi do incrível Hulk. Três minutos depois, um jogador do Sertanense colocou o braço à bola, impedindo que esta chegasse a baliza, grande penalidade e o consequente cartão vermelho. A grande penalidade foi convertida por Farias, assim, aos dez minutos o FC Porto já vencia por 2-0, e a equipa da sertã ficou reduzida a dez. Surgiram oportunidades de golo sucessivamente desperdiçadas pelos dragões. O terceiro golo chegou ainda durante a primeira parte, aos 40 minutos, e este, foi de novo da autoria do avançado argentino, Farias. No segundo tempo Jesualdo fez entrar mais três jovens da formação. Mais umas oportunidades de golo desperdiçadas e eis que, aos 86 minutos, chegou o quarto e último golo do encontro, este marcado por Hulk.
Com esta vitória o FC Porto segue em frente na competição, verificando-se assim, a máxima, não há duas sem três.

Outros resultados desta 3ª eliminatória da Taça de Portugal

Varzim 1 - Nacional 2
Sporting da Covilhã 0 – Sporting de Braga 1
Valenciano 1 - Olhanense 1 (passou a próxima fase o valenciano)
Vitória de Guimarães 3 – Feirense 1
Atlético 0 – Vitória de Setúbal 2
Monsanto 0 - Benfica 6
FC Porto 4 – Sertanense 0
Sporting 3 – Penafiel 0
Académica 2 – PORTIMONENSE 1
Merelinense 1 – União de Leiria 2
Paços de Ferreira 3 – Aljustrelense 1
Leixões 2 - Casa Pia 1
Beira-Mar 4 - Torre de Moncorvo 0
Belenenses 3 – Oriental 1
Oeiras 6 – Operário 1
Tirsense 1 - Oliveira do Bairro 0
Leça 0 - Desportivo Chaves 3
Tondela 1 – Oliveirense 2
Freamunde 3 – Carregado 0
Naval 0 – Padroense 0 (passou à próxima fase a Naval)
União da Serra 3 – Coimbrões 2
Cinfães 1 – Pescadores 1 (passou à próxima fase o pescadores)
Aliados Lordelo 0 – Machico 0 (passou à próxima fase o Aliados Lordelo)
Santa Clara 2 – Marítimo 1
Rio Ave 2 – Esmoriz 1
Gil Vicente 6 – Nelas 1
Sintrense 0 – Pinhalnovense 0 (passou à próxima fase o Pinhalnovense)
Fátima 3 - Vila Meã 0
União da Madeira 2 – Alcains 0
Cruzado Canicence 1 - Vigor Mocidade 4
Camacha 3 – Paredes 1

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

As Minhas Sugestões Literárias

Ana Andrade

Hoje Sugiro
Sei Lá
De
Margarida Rebelo Pinto

Este livro conta-nos a história de 5 mulheres, Mariana, Teresa, Luísa, Catarina e Madalena.
Madalena é a personagem principal do romance, tem trinta anos, é jornalista de uma revista cor-de-rosa, mas ambiciona muito mais para a sua carreira. Esta mulher que, procura ansiosamente uma vida em comum, vem a descobrir que afinal as pessoas nem sempre são aquilo que aparentam ser. Assim, através destas personagens, a autora retrata o dia a dia de uma geração que dificilmente assume compromissos tal como não sabe fazer escolhas, e que, por isso mesmo, se sente permanentemente insatisfeita.
Na minha opinião, Sei Lá,, contém um relato real e crítico de um significativo extracto da sociedade urbana portuguesa, da década de 90, que põe em evidência os medos, as dúvidas, as ambições, os sonhos, as fraquezas e preconceitos, deste extracto da sociedade.
A mensagem que este livro transmite é: que nem sempre as pessoas são aquilo que aparentam ser.
Aconselho este livro a todas as pessoas que apreciem um romance intenso e envolvente que é lido de um fôlego.

Boa Leitura!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Bis de Falcao em Olhão

Ana Andrade

À 7ª jornada da liga, Olhanense e FC Porto defrontaram-se no Algarve, a partida realizou-se no passado domingo. O jogo terminou com a vitória dos dragões por 3-0.
Falcao, Hulk, Belluschi, Bruno Alves, foram estas algumas das figuras que compuseram o jogo colectivo forte apresentado na primeira parte do desafio no Algarve. Ao minuto treze, Falcao activou o marcador. Os dragões chegaram ao segundo golo, mesmo antes da primeira parte terminar, o tento foi de Bruno Alves. Na segunda parte, o colectivo azul e branco quebrou, e o Olhanense parecia querer ir atrás do prejuízo, os pupilos de Jorge Costa reclamaram, com razão, uma grande penalidade. O golo da equipa algarvia esteve mesmo em evidência, mas o lateral portista, Álvaro Pereira, afastou a bola da baliza azul e branca. O FC Porto teve algumas oportunidades de golo desperdiçadas, mas Falcao não desperdiçou a oportunidade de marcar o terceiro golo dos dragões, assim o avançado colombiano fez o primeiro bis em Portugal, e já soma 7 golos no campeonato. Depois do terceiro golo, ainda houve tempo para desperdiçar mais algumas oportunidades. O árbitro Pedro Henriques destacou-se pela negativa neste encontro, uma vez que esteve mal principalmente no campo disciplinar, permitindo que houvesse, na segunda parte, alguns lances um tanto ou quanto despropositados e agressivos.
Assim, com esta vitória, o FC Porto soma dezasseis pontos, fica a cinco, do invicto Sporting de Braga e a 3 do Benfica, segundo classificado do campeonato.

Outros Resultados da 7ª Jornada

Académica 2 – Marítimo 4
Naval 3 - Rio Ave 2
Sporting de Braga 2 – Vitória de Setúbal 0
Leixões 3 – União de Leiria 2
Sporting 0 - Belenenses 0
Olhanense 0 – FC Porto 3
Nacional 2 – Vitória de Guimarães 0
Paços de Ferreira 1 – Benfica 3

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Há Mais Um Calcanhar Mágico No Dragão!

Ana Andrade

No final de tarde, inicio de noite de Quarta, FC Porto e Atletico de Madrid, encontraram-se no Estádio do Dragão, num jogo referente a 2ª jornada da fase de grupos da liga dos campeões. O desafio terminou com a vitória dos dragões por 2-0.
O minuto 67 foi decisivo para o desfecho do jogo. Mas comecemos pelo princípio, a primeira parte desenrolou-se sem muitos lances de real perigo, e o FC Porto acabou por “adormecer” o jogo. Os tetracampeões tiveram muitas dificuldades para segurar o meio campo, razão que fazia com que as jogadas do ataque azul e branco não fossem bem construídas. Veio o intervalo, mas o início da segunda parte não parecia trazer muitas mudanças, até que chegou o minuto 67, do qual já falei, o minuto que mudou o jogo, Jesualdo trocou Tomás Costa por Guarin e a equipa soltou-se. Chegou o minuto 75, e com ele chegou o golo da vantagem portista, Falcao, numa jogada de insistência marcou um brilhante golo de calcanhar, a fazer lembrar o famoso golo de Madjer na final da liga dos campeões de 1987. Minutos depois surgiu o segundo golo, que partiu outra vez de uma jogada de insistência que Rolando concretizou.
Com esta vitória o FC Porto coloca-se no segundo lugar do grupo D, com três pontos.