quarta-feira, 22 de julho de 2009

As Minhas Sugestões Literárias

Ana Andrade

Hoje sugiro

Retrato a Sépia
De
Isabel Allende

Este romance é uma continuação do livro Filha da Fortuna, assim permite-nos saber o que aconteceu as personagens desse romance. Retrato a Sépia conta-nos ainda o início da história de algumas personagens de A Casa dos Espíritos.
O romance, Retrato a Sépia é o relato, na primeira pessoa, da vida de Aurora, uma jovem que procura o significado para os seus pesadelos, que a perseguem desde a infância. A rapariga alimenta a paixão pela fotografia com as vivências do quotidiano.
Na minha opinião, este livro é uma obra ímpar da autora, um relato de vida acessível a todos.
Aconselho a leitura deste livro a todas as pessoas que gostem de ler e de conhecer obras fantásticas.
Boa Leitura!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

As Minhas Sugestões de Viagens

Ana Andrade

Hoje sugiro:
A Cidade do Porto

A cidade do Porto situa-se no Norte de Portugal, à beira mar e tem o Rio Douro aos pés. É a segunda maior cidade do país e é conhecida como a Capital do Norte ou a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal. Está localizada na margem direita do rio Douro, rio que liga e separa as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.
A cidade do Porto situa-se numa área de clima mediterrânico, com forte influência do clima atlântico.
É conhecida mundialmente pelo seu vinho e pelo seu centro histórico, catalogado como Património Mundial pela UNESCO.

Como pontos turísticos, destacam-se a Torre dos Clérigos, e a Fundação de Serralves, um museu de arte contemporânea. O Centro Histórico é Património da Humanidade, classificado pela UNESCO. A Foz é outra zona altamente turística, por muitos considerada a mais bela zona da cidade, onde se pode desfrutar da beleza do Oceano Atlântico conjugada com um belíssimo e romântico passeio marítimo.
A cidade do Porto possui diversos espaços culturais de referência na região e a nível nacional. Entre os diversos museus da cidade, destaca-se algumas casas museu; o Museu de Transportes e Comunicações, inserido no edifício da Alfândega Nova; O Museu do Carro Eléctrico, dispõe de uma colecção carros eléctricos e atrelados que circulavam pela cidade, e anualmente, organiza um desfile de carros eléctricos do museu pelas ruas da cidade; O Museu Nacional de Soares dos Reis; o Museu do Vinho do Porto; Museu da Indústria ;Museu de História Natural ; Museu Nacional da Imprensa, Jornais e Artes Gráficas e o Castelo do Queijo, célebre pelo seu miradouro, é onde se realizam várias exposições temporárias; entre outros. O Porto acolhe ainda algumas fundações.
Os auditórios culturais da cidade são na sua grande maioria construções do séculos XIX e XX. A construção mais arrojada e relevante dos últimos anos é a Casa da Música que é considerada a sala musical com melhor qualidade acústica do mundo , e é uma obra de arquitectura que foi concebida para o evento Porto Capital da Cultura 2001. O Teatro Rivoli, o Teatro Nacional São João e o Teatro Sá da Bandeira são importantes salas de espectáculos da cidade.
A cidade do Porto possui ainda uma construção proveniente da empresa do famoso engenheiro francês, Gustave Eiffel, a Ponte D. Maria Pia, 1877, construída sobre o rio Douro, para ligar as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.

Os habitantes da cidade do Porto são conhecidos pela sua simpatia e hospitalidade assim como também são conhecidos por "tripeiros". Os naturais da cidade do Porto ganharam esta alcunha devido aos sacrifícios que fizeram para apoiar a preparação da armada que, em 1415, partiu para a conquista de Ceuta, tendo a população do Porto oferecido aos expedicionários toda a carne disponível, ficando apenas com as tripas para a alimentação, e com elas confeccionaram um prato saboroso que hoje é menu obrigatório em qualquer restaurante. É também esta a razão pela qual o prato tradicional da cidade ainda é, actualmente, as "Tripas à moda do Porto".

Na história, a cidade do Porto desempenhou um papel fundamental na defesa dos ideais do liberalismo nas batalhas do século XIX. A coragem com que suportou o cerco das tropas miguelistas durante a guerra civil de 1832-34 e os feitos valiosos cometidos pelos seus habitantes, o famoso Cerco do Porto, valeram-lhe mesmo a atribuição, pela rainha D. Maria II, do título, único entre as demais cidades de Portugal, de Invicta Cidade do Porto.

A cidade do Porto conta com grandes clubes desportivos, sendo os principais o Futebol Clube do Porto e o Boavista Futebol Clube. Existem ainda numerosos clubes de menor dimensão, mas com função social.

Hoje em dia, a cidade do Porto recebe mais de um milhão de turistas por ano, tendo-se tornado numa das cidades mais visitadas da Europa. Foi capital europeia da cultura em 2001 ( Porto 2001) e acolheu vários jogos do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, nomeadamente o jogo de abertura.

Boa Viagem!