segunda-feira, 23 de março de 2009

Dragões Venceram Equipa de Heróis

Ana Andrade

Ontem a noite, defrontaram-se no Estádio do Dragão o FCPORTO e o Estrela da Amadora, a partida foi a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal. O jogo terminou com a vitória dos tricampeões por 2-0.
Os dragões entraram decididos, tentando marcar cedo, acabaram por ver o árbitro anular um golo, por suposto fora de jogo. Mas os azuis e brancos chegaram a vantagem ainda na primeira parte, através de uma grande penalidade, convertida por Lucho. Minutos depois foi a vez de Raul Meireles marcar o segundo golo. Na segunda parte o Estrela tentou fazer frente a desvantagem, mas sem sucesso. O FCPORTO viu ainda duas grandes penalidades ficarem por assinalar.
Os tricampeões venceram uma equipa de heróis, que mesmo em desvantagem não baixam os braços, e é de salientar que não recebem um tostão por isso. Estão bem classificados no campeonato e nas meias finais da Taça de Portugal. Por isso é que eu digo que estes sim, são heróis.
Com esta vitória o FCPORTO ficou com um pé na final, mas ainda falta um jogo, nesse sim, ficará tudo decidido.

sábado, 21 de março de 2009

As Minhas Sugestões Literárias

Ana Andrade

Hoje sugiro

A Casa dos Espíritos
De
Isabel Allende

Este romance contém uma história apaixonante, uma brilhante mistura de amores, paixões, ódios, mistérios e ideais.
A história passa por três gerações da família Trueba, representadas por três mulheres decididas, fortes e lutadoras, Clara, a filha Blanca e a neta Alba. Esteban Trueba, um homem rígido, frio, ganancioso e um pouco cruel, é a única personagem que resiste do início ao fim da história, é o marido de Clara, pai de Blanca e o avô de Alba.
Clara é uma mulher poderosa que nem sempre é compreendida.
O romance é marcado por amores de alguma forma proibidos, que podem gerar conflitos entre alguns membros da família.
O livro, na sua parte final, relata algumas passagens marcantes da história Chilena, sempre relacionada com as personagens do enredo.
Na minha opinião, este livro é 5 estrelas, porque conta uma história marcante, bem descrita, com linguagem simples. E que nos mostra que por vezes o mundo é cruel, mesmo que saibamos disso e tentemos ignorar. Foi o que aconteceu a Esteban Trueba, que não acreditava que houvesse fome, miséria e tortura, até que viu a violência diante dos olhos.
Sugiro este livro a todas as pessoas que gostem de ler um bom livro, empolgante e com belas histórias de amor, e verão que não se vão arrepender.
Boa leitura!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Mais Uma Vitória, Mais Três Pontos

Ana Andrade

Ontem realizou-se no Estádio do Dragão o jogo entre o FCPORTO e a Naval, partida a contar para a 22ª jornada da liga. O desafio terminou com a vitória dos azuis e brancos por 2-0.
Mais um jogo em casa do tricampeão, mais oportunidades de golo desperdiçadas, antes de Mariano introduzir a bola na baliza adversária. Depois, na segunda parte, houve mais oportunidades falhadas e novo golo, desta vez foi Lucho quem marcou. Neste jogo também houve três grandes penalidades por marcar, e um cartão amarelo atribuído a Lisandro injusto.
Com esta vitória os dragões permanecem na liderança do campeonato, agora com 4 pontos sobre o Sporting, actual segundo classificado, e com 5 pontos para o Benfica, agora terceiro.

Outros Resultados da 22ª Jornada

Paços 4 – Leixões 0
Benfica 0 – Vitória de Guimarães 1
Sporting 2 – Rio Ave 0
Trofense 0 – Vitória de Setúbal 1
Belenenses 2 – Estrela 2
Sporting de Braga 1 – Académica 1
FCPORTO 2 – Naval 0
Nacional 1 – Marítimo 1

quarta-feira, 11 de março de 2009

Quartos de Final, 5 Anos Depois!

Ana Andrade

Esta noite defrontaram-se no Estádio do Dragão Atlético de Madrid e FCPORTO, num jogo a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. A partida terminou com um empate a 0, mas os tricampeões beneficiaram do empate, a 2, trazido de Madrid. E assim 5 anos depois o FCPORTO está de novo nos quartos de final da maior competição da UEFA.
Com um grande ambiente nas bancadas, os dragões tiveram sempre o jogo controlado, e voltaram a desperdiçar oportunidades de golo, sobretudo na segunda parte. No entanto o empate a 0 foi um excelente resultado, mas, e como já referi, com um grande ambiente nas bancadas, aquelas pessoas mereciam ter festejado um golo.
Agora os portistas têm de esperar pelo sorteio para ver quem é o adversário que se segue.
Não posso terminar este meu artigo sem estas palavras, GRANDE FCPORTO! FORÇA! Levem o nome de Portugal e do FCPORTO o mais longe possível, é isso que todos os adeptos do clube desejam!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Uma Vitória Expressiva

Ana Andrade

No passado Sábado realizou-se no Estádio do Mar, o jogo entre o Leixões e o FCPORTO, a contar para a 21ª jornada da liga, a partida terminou com a vitória dos dragões por 4-1.
O primeiro golo do jogo surgiu, ainda na primeira parte, através de uma grande penalidade, marcada por Lucho. No segundo tempo o Leixões deu mais espaço e, após um erro de um defesa anfitrião, o FCPORTO duplicou a vantagem, o golo foi marcado por Hulk. Minutos depois foi a vez de Raul Meireles colocar a bola na baliza adversária. O quarto golo dos dragões foi marcado por Farias. O leixões ainda reduziu.
Com esta vitória expressiva, os tricampeões mantêm a liderança do campeonato, o BENFICA, segundo classificado da prova, permanece a dois pontos do líder.

Outros Resultados da 21ª Jornada da Liga

Rio Ave 1 – Marítimo 1
Sporting 2 – Paços 0
Leixões 1 – FCPORTO 4
Naval 1 – BENFICA 2
Académica 1 – Trofense 0
Estrela 2 – Braga 2
Vitória de Guimarães 3 – Belenenses 1
Vitória de Setúbal 2 – Nacional 0

sábado, 7 de março de 2009

Mas Que Justiça é Esta?

Ana Andrade

Na minha opinião a justiça portuguesa cada vez se afasta mais das pessoas, porque não protege os mais frágeis.
Se não vejamos os casos das crianças que foram retiradas aos pais afectivos, uma delas para ser entregue ao pai biológico, a outra para ser entregue a uma família adoptiva. Será que estas mudanças repentinas na vida destas crianças será saudável para elas? Eu penso que não, mas eu sou apenas uma jovem que não entende nada de justiça.
Agora imaginem um outro caso, um pai agride um filho, a criança presta depoimento a polícia, é levada ao hospital. Como provas tem as fotos tiradas, o relatório da médica e a sua própria palavra. Contudo um juiz decide que a criança tem de passar um dia com o pai. Isto é uma situação revoltante e até difícil de imaginar, mas algures neste país alguma família deve sentir na pele um problema destes, o que eu chamo de injustiça.
Será que os juízes não sentem um peso na consciência quando tomam decisões destas? Será que não são capazes de pensar um pouco na segurança, no conforto e na saúde das crianças?
Eu acho que a justiça devia proteger mais as vítimas, principalmente quando se trata de crianças, que são tão indefesas.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Divisão de Pontos

Ana Andrade

No passado Sábado, teve lugar no Estádio do Dragão o jogo entre o FCPORTO e o Sporting, partida a contar para a 20ª jornada da primeira liga. O desafio terminou com um empate a 0.
Não encontro muitas palavras para descrever aquela que para mim não foi uma grande partida de futebol. Um jogo sem muitas oportunidades de golo, com muitas faltas e por consequência paragens no jogo. Penso que não foi o jogo que todos gostávamos de assistir. As equipas jogaram demasiado fechadas, não deram muitos espaços, fizeram um bom trabalho de casa. Talvez por isso penso que foi aceitável a divisão de pontos.
Com este resultado, os tricampeões mantêm a liderança da prova, tendo dois pontos de diferença para o segundo classificado, o Benfica.

Outros Resultados da 20ª Jornada

Benfica 2 – Leixões 1
Nacional 3 – Académica 1
Paços 2 - Rio Ave 0
FCPORTO 0 – SPORTING 0
Sporting de Braga 1 – Vitória de Guimarães 0
Belenenses 1 – Naval 2
Marítimo 5 – Vitória de Setúbal 1
Trofense 1 – Estrela 1