quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Balanço de 2008

Ana Andrade

O ano de 2008 está a terminar, e é altura de fazer o balanço de tudo o que aconteceu durante este ano, em Portugal e no mundo.
Durante este ano verificou-se um aumento do preço do petróleo e um consequente aumento da gasolina e do gasóleo, o que provocou um aumento nos transportes públicos e de mercadorias, o que por sua vez provocou o aumento do preço dos alimentos. Depois desencadeou-se uma crise económica internacional. Em Portugal rebentaram alguns escândalos em bancos.
Este ano tiveram lugar as eleições Americanas, uma eleição que todos esperamos que seja positiva para o mundo.
Durante este ano os professores saíram a rua, protestando contra as medidas apresentadas pelo ministério da educação.
Em Maio o FCPORTO sagrou-se Tricampeão. E o SPORTING venceu a Taça de Portugal.
2008 também foi ano de Europeu de futebol, competição onde a nossa selecção não foi além da fase de grupos, desiludindo aqueles que acreditavam num bom desempenho português. A Espanha sagrou-se campeã da Europa.
O Verão ficou marcado por uma guerra no futebol português, guerra essa entre BENFICA, Vitória de Guimarães e FCPORTO. Uma disputa levada até a UEFA e posteriormente ao Tribunal Arbitral do Desporto.
2008 foi ano de jogos olímpicos, a cidade que acolheu este evento foi Pequim. A prestação portuguesa ficou muito aquém das expectativas, ainda assim, arrecadamos uma medalha de prata, Vanessa Fernandes, e uma de ouro, Nelson Évora.
Em Setembro, na Madeira, Cristiano Ronaldo recebeu a bota de ouro. Já neste mês de Dezembro recebeu a bola de ouro e foi distinguido como o melhor jogador do mundo.
Este artigo apenas contém alguns acontecimentos que marcaram positivamente ou negativamente este ano de 2008.
A todos os leitores do meu blog desejo um óptimo 2009, cheio de coisas boas, paz, alegria, saúde e porque não um pouco de dinheiro.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Aviação Comercial na Época Natalícia

Alejandro Pinto

Como em toda a parte, o Natal também faz-se sentir na aviação comercial, desde os aeroportos até às próprias aeronaves.
Sente-se aquele ambiente que muito caracteriza esta época, isto porque nos aeroportos e nos aviões são passadas músicas alusivas à quadra natalícia.
No caso particular do aeroporto da madeira, para além dos temas musicais ao natal inerentes, observam-se também decorações que são tradicionais nesta altura, desde o pinheiro de natal, o qual estava apetrechado com: anjos, pais natal, bolas, estrelinhas, luzes e fitas, estas com as mais variadas cores.
Infelizmente desconheço se fazem ou não alguma decoração nos aviões, caso alguém saiba é só comentar.
Na passada segunda-feira, dia 29 de Dezembro, foi registado um tráfego aéreo com valores recorde, cerca de 110 movimentos confirmados, ou seja 55 aterragens e 55 descolagens, algo muito característico do natal e passagens de ano.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Chegou o Natal!

Chegou o Natal, época de festa, partilha e de felicidade. Nos últimos dias verifica-se uma correria as lojas, os Centros comerciais enchem, os supermercados também, ouvem-se músicas adequadas a época em todo o sítio, as cidades enchem-se de enfeites, de luzes e circulam por todo o lado pais Natais espalhando magia no ar.
No entanto, queria fazer um pequeno alerta, nos últimos dias temos conhecimento de inúmeras campanhas de solidariedade, quer para com as crianças hospitalizadas, quer para com as crianças desfavorecidas, quer para com os idosos que cuja pensão não estica, quer para com os sem abrigo, ETC. Realmente estas pessoas precisam mesmo de ajuda, mas lembrem-se que não é só no Natal, é durante todo o ano.
Eu desejo sinceramente, a todos aqueles que visitam o meu blog, um feliz Natal, cheio de paz, de alegria, de saúde e claro, de presentes!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Faltaram os Golos

Ontem ao princípio da noite, realizou-se no estádio do Dragão, o jogo entre o FCPORTO e o Marítimo, desafio cujo resultado não foi além de um empate a 0.
Os dragões realizaram uma primeira parte razoável, onde surgiram alguns remates a baliza adversária. No segundo tempo continuaram as tentativas azuis e brancas para chegar a vantagem, no entanto, o guarda-redes do Marítimo, Marcos, realizou uma grande exibição. Na minha opinião, este resultado foi injusto, mas o que se pode fazer quando o guarda-redes adversário está inspirado, quando a outra equipa defende em demasia, ou simplesmente porque os remates dos jogadores do FCPORTO não entraram na baliza.
Com este empate os tricampeões somaram 24 pontos e continuam no terceiro lugar com os mesmos pontos do Leixões, segundo classificado.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Acerto De Calendário Com Uma Vitória!

Ontem a noite o FCPORTO deslocou-se ao terreno do Estrela da Amadora, para disputar um jogo referente a nona jornada da liga. O desafio terminou com a vitória dos dragões por 4-2.
O tricampeão foi o primeiro a marcar, o golo foi da autoria de Lisandro. O Estrela ainda chegou ao empate. Perto do intervalo os dragões chegaram de novo a vantagem, desta vez foi Rodríguez quem colocou a bola na baliza adversária. Depois do descanso, o Estrela voltou a empatar o desafio. Porém poucos minutos depois Hulk voltou a colocar o tricampeão na frente do marcador. Os azuis e brancos ainda tiveram tempo para fazer o quarto golo, este foi marcado por Rodríguez, que assim bisou neste encontro.
Com esta vitória o FCPORTO sobe ao terceiro lugar do campeonato, a dois pontos do líder.
Não queria deixar de dizer que é triste saber que há jogadores que jogam e não recebem nada por isso, mas apesar de tudo é de louvar que o fazem como se ganhassem milhões.

sábado, 13 de dezembro de 2008

FCPORTO nos Quartos de Final da Taça de Portugal

Esta tarde realizou-se o jogo entre o Cinfães e o FCPORTO, desafio referente aos oitavos de final da Taça de Portugal.
Na primeira parte os da casa, ou seja o Cinfães, tentaram dominar o jogo, pertencendo-lhes mesmo a primeira oportunidade de golo. No entanto, o nulo persistiu até ao intervalo. Na segunda parte, mais concretamente aos 52 minutos, os dragões colocaram-se em vantagem com um golo de Farias. Contudo, e quando faltavam quinze minutos para o fim, o Cinfães chegou a igualdade. Dois minutos depois os azuis e brancos fizeram o segundo golo na partida, este da autoria de Guarín. Surgiu depois o terceiro golo dos tricampeões, marcado por Candeias. Guarín voltou a acertar na baliza adversária fazendo, assim, o quarto golo dos dragões. Sem ser completamente brilhante, a equipa tricampeã conseguiu o mais importante, a vitória.
Com esta vitória o FCPORTO alcançou os quartos de final da Taça de Portugal.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Grande FCPORTO!

Ontem a noite, no Estádio do Dragão, e com um grande ambiente nas bancadas, o FCPORTO venceu o Arsenal por 2-0.
A vitória começou a desenhar-se ainda na primeira parte, com um golo de cabeça de Bruno Alves. Na segunda parte, os dragões dobraram a vantagem com um golo de Lisandro. O Arsenal não saiu de Portugal com uma grande goleada sofrida por sorte, por muita sorte.
Os tricampeões, que passaram por momentos aflitivos nesta fase de grupos, demonstraram que a união faz a força, uma força capaz de tudo. Com esta vitória, os dragões alcançaram o primeiro lugar do grupo G da Liga dos Campeões, passando, assim, a frente do Arsenal. Do sorteio do próximo dia 19 sairá o próximo adversário a defrontar nos oitavos de final da mais importante prova da UEFA.
Acho que podemos dizer que a vingança é um prato que se serve frio, bem frio, afinal o FCPORTO tinha perdido por 4-0 em Londres. Ah, já me esquecia! Arsène Wenger, o treinador do Arsenal, aquando da tal vitória que acabei de referir, achou por bem rir, pois bem, quem ri por último, ri melhor.
Resta-me acrescentar Grande FCPORTO!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Uma Curiosidade

A origem do nome «Europa»

Na Grécia antiga, país dos Deuses, Zeus o deus supremo casado com Hera, era muito namoradeiro, o que causava ciúmes à mulher.
Certo dia, Zeus viu uma princesa fenícia, Europa, a apanhar flores.
Fascinado com a sua beleza, quis raptá-la mas como Hera vinha com ele, Zeus transformou-se em touro e foi para o pé de Europa.
Encantada por ver um animal tão manso, acariciou-o, sentou-lhe no dorso e o touro disparou num voo sobre o oceano.
Ao perceber que o touro era um Deus, Europa implorou-lhe para que não a deixasse num lugar deserto, mas Zeus levou-a para Creta onde casaram.
Os poetas passaram a chamar aos territórios para lá da Grécia, Europa.
O historiador Heródoto passou a chamar, pela primeira vez, Europa a todo o continente.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Uma Vitória Num Jogo Com Pouco Brilho

Esta noite o FCPORTO ganhou, em casa do Vitória de Setúbal por 3-0.
Os dragões venceram um jogo onde, na minha opinião, a qualidade foi pouca. Ao intervalo o empate persistia. No segundo tempo, o Bruno Alves inaugurou o marcador com uma cabeçada certeira. Minutos depois, Guarín num lance de persistência, aumentou a vantagem. O terceiro golo dos dragões foi da autoria de Lucho.
Com esta vitória os azuis e brancos somam 20 pontos, com menos um jogo.

Um dos meus poemas preferidos

Hoje vou apresentar um dos meus poemas preferidos.

MAR PORTUGUEZ

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa


Eu gosto muito deste poema, porque acho que nele Pessoa espelhou a realidade da nossa História.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Uma Vitória em Casa

Ontem o FCPORTO venceu, no estádio do Dragão, a Académica por 2-1.
O FCPORTO chegou a vantagem na primeira parte, no entanto, e ainda no decorrer do primeiro tempo, a Académica chegou ao empate. No início da segunda parte, os dragões marcaram o segundo golo. Ainda houve tempo para desperdiçar uma grande penalidade.
Com este resultado os azuis e brancos sobem ao quinto lugar com 17 pontos, mas ainda com um jogo de atraso.