sexta-feira, 19 de setembro de 2008

As Minhas Sugestões Literárias

Hoje Sugiro:
Filha da Fortuna
De Isabel Allende

Este livro contém uma história empolgante, onde a amizade, a coragem e o sonho caminham lado a lado. Neste romance está retratada uma época muito gananciosa, a busca de ouro na Califórnia.
Elisa é uma jovem, que foi educada por uma família Inglesa, que em tempos trocara a Inglaterra pelo Chile. Elisa deixa tudo para trás, para seguir o seu amado que partiu para a Califórnia em busca de fortuna.
Na minha opinião, este livro é muito interessante e surpreendente, que nos mostra que nem tudo o que parece fácil é, que por vezes procuramos alcançar os nossos sonhos de uma forma mais prática e fácil, mas esquecemo-nos de ouvir a opinião de quem nos rodeia. Foi exactamente isso que aconteceu com Joaquim, que deslumbrou-se com a facilidade de enriquecer com o ouro existente na Califórnia, e não foi capaz de ouvir os conselhos da mãe e de Elisa.
Aconselho a leitura deste livro a todas as pessoas pois contém uma história fascinante.
Boa leitura!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Acórdão Arrasador

Tomei conhecimento, através do jornal desportivo, OJOGO, que na passada Segunda-feira, o Tribunal Arbitral do Desporto publicou no seu Site oficial, o Acórdão que contém a sentença que permitiu a inscrição do FC Porto na Liga dos Campeões. O documento deita por terra a norma que excluía o FCPORTO da competição, e arrasa a UEFA, a Comissão Disciplinar da Liga e o Conselho de Justiça da FPF. A baixo, explico toda a situação, baseando-me no artigo publicado no referido jornal, para não cometer nenhuma gafe.
Os juízes do TAS nem chegam a aprofundar a violação do princípio da retroactividade, ou seja, a decisão de excluir o FCPORTO da Liga dos Campeões, por actos ilícitos cometidos antes da existência dessa regra. Esta era uma das principais armas de defesa dos dragões. Segundo o Tribunal Arbitral, o regulamento viola vários outros princípios, a começar pelo da proporcionalidade. Levada à letra, afirma o TAS, a alínea d) do ponto 1.04 exclui perpetuamente os clubes que cometam actos ilícitos. Em lado nenhum, ressalvam os juízes, está determinado que a exclusão seja de um ano (ou dois, ou três) como pretendia o instrutor da UEFA no processo inicial. Outra falha encontrada é a do desrespeito pelo princípio da igualdade de tratamento: os clubes só sofreriam a sanção coincidindo o ano da condenação com o ano do apuramento para a Liga dos Campeões. Sem apuramento, não há castigo.
Mas o TAS rapidamente põe de parte a norma, por considerar que o FCPORTO não preenche os requisitos para ser castigado por ela. Os juízes afirmam que os critérios não ficaram estabelecidos, mesmo que a UEFA pudesse decidir apenas baseando-se na decisão dos órgãos portugueses. O painel de juízes do TAS, considera que as duas decisões do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa, não demonstram com a certeza necessária que o FCPORTO, ou o seu presidente estiveram envolvidos em actividades ilícitas. Na opinião do TAS, mesmo que provassem, a UEFA tem meios para julgar a culpabilidade do FCPORTO autonomamente e não pode estar dependente das sentenças da Comissão Disciplinar ou do Conselho de Justiça.
O TAS, considerou pouco relevante se a condenação do FC Porto transitou ou não em julgado. No acórdão, o TAS diz perceber a decisão, tomada pela SAD portista, de não recorrer dada a irrelevância dos seis pontos perdidos. Até porque, acrescenta o TAS, ficou provado que o recurso do presidente aproveitava ao clube.
Para o FCPORTO, este acórdão pode ser o salvo-conduto que faltava, dado estar ainda no ar a possibilidade de uma futura exclusão da Liga dos Campeões.
O Tribunal Arbitral fica pelo menos comprometido com esta decisão, que terá forçosamente reflexos em hipotéticos recursos, mas o mais certo é que a UEFA retire, ou substitua, a alínea d) do ponto 1.04 dos regulamentos da Liga dos Campeões e da Taça UEFA. E uma nova redacção que possa afectar o FC Porto atingirá também clubes como Milan, Juventus, Fiorentina, Marselha, etc.
Para além das custas do processo, que o TAS já endereçara a Benfica, Guimarães e UEFA na sentença resumida de 15 de Julho, cada um deles terá de pagar ao FCPORTO dez mil euros para ajudar às deslocações e emolumentos dos advogados.
Parece que depois da publicação deste Acórdão por parte do TAS, o senhor Platini não terá razões para demonstrar desagrado pela presença do FCPORTO na Liga dos Campeões.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Será que todos os deficientes visuais têm recursos económicos para adquirirem os materiais de que necessitam?

Esta é uma questão que fazemos frequentemente, mas não temos a noção da quantidade de pessoas, que são deficientes visuais e que não têm recursos económicos para adquirirem os materiais necessários para o seu dia a dia. Computadores, máquinas e impressoras Braille, leitores ou sintetizadores de voz que permitem ao utilizador saber o que está a aparecer no ecrã, são muito caros e nem todas as pessoas têm dinheiro para os comprar e sem a ajuda do governo é praticamente impossível. Vejamos, uma impressora pode custar entre 2400 a 3459, uma máquina cerca de 1000, um sintetizador pode custar cerca de 1000 e um computador toda a gente sabe o que pode custar.
Mas comprar coisas tão banais como um relógio, uma calculadora, utensílios de culinária ou uma bengala, instrumento tão necessário para a mobilidade de um invisual, pode ser demasiado difícil, uma vez que não são fáceis de encontrar e além disso são muito dispendiosos.
Ter um telemóvel com o mobile speak, para muitos deficientes visuais é uma miragem. Tudo isto, porque os telemóveis, em que podemos instalar o software são demasiado caros.
Principalmente, para nós madeirenses, ainda é mais complicado adquirir um qualquer instrumento, pois não dispomos de um qualquer estabelecimento com este tipo de material. Quando necessitámos de algo, temos de recorrer ao continente, o que nem sempre é uma tarefa fácil.
E agora faço a mesma pergunta. Será que todos os deficientes visuais têm recursos económicos para adquirirem todos os materiais de que necessitam?
Talvez agora já pensem que não.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

O Mobile Speak

O Mobile Speak é um software que se instala no telemóvel, possibilitando assim a um utilizador deficiente visual usufruir de todas as funções do aparelho.
Este software é um leitor de ecrã com voz portuguesa, fornecido pela TMN. Através dele um deficiente visual pode enviar e ler mensagens, colocar e procurar números na lista, saber quem está a ligar, desde que o número esteja em memória, navegar na Internet etc, permitindo assim um contacto o mais normal possível.
Para além deste existe um outro com as mesmas características, fornecido pela VODAFONE.
Nem todos os modelos de telemóveis aceitam a instalação do Mobile Speak.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Uma Novela Que Chegou ao Fim

Desde o início da pré-época, que a transferência de Ricardo Quaresma para o Inter de Milão, fazia correr tinta nos jornais portugueses e não só. A transferência andou mergulhada num impasse, mas depois de avanços e recuos, finalmente o negócio ficou concluído. O Inter fica com Quaresma, enquanto que o FCPORTO fica com o jogador português Pélé.
Ricardo Quaresma chegou ao FCPORTO em 2004, vindo de Barcelona. O jogador Português nunca escondeu o seu desejo de voltar a jogar num campeonato estrangeiro.
É verdade que o FCPORTO perde um grande jogador, e com ele perdem-se as trivelas. Mas também não é menos verdade que se esta transferência não se concretizasse, seria muito difícil para Jesualdo Ferreira o motivar, depois de todo o reboliço que esta novela teve.